Cotidiano

Agendamento para dentistas agora é semanal nos postos de saúde

Agora os pacientes vão passar por uma triagem para identificar a classificação de risco das condições bucais e definir o início do tratamento

Um novo sistema de atendimentos em saúde bucal passa a funcionar nos postos de saúde de Boa Vista. Agora será feito o acolhimento do paciente e a classificação de risco das condições bucais de cada usuário. Só depois dessa avaliação é que as consultas são marcadas e o tratamento é iniciado. A mudança principal é que os agendamentos passam a ser feitos semanalmente.

A intenção é ampliar serviços odontológicos para a população, além de minimizar a demanda reprimida nas unidades de saúde da rede municipal. Paralelo a esse acolhimento, também serão realizados diariamente atendimentos de urgências e emergências envolvendo hemorragia, quadro infeccioso e inflamatório agudo, dor de dente e outros.

Em oito unidades básicas de saúde já começaram os atendimentos pelo novo modelo com as equipes de Estratégia Saúde da Família: Buritis, Arminda Gomes (Jóquei Clube), Aygara Motta (Cidade Satélite), Sayona Dantas (Senador Hélio Campos), Hélio Macedo (Jardim Caranã), Olenka Macellaro (Caimbé), André Gurjão (Conjunto Cidadão) e Délio Tupinambá (Nova Cidade). O sistema vai ser implantado em toda a rede de saúde do município.

Com a mudança, os profissionais dentistas passam a intensificar ainda mais as ações de saúde bucal e escovação supervisionada nas escolas, que antes eram feitas esporadicamente por meio do programa Saúde na Escola, além de visitas domiciliares. 

“Com esse novo modelo, a possibilidade de retorno é sempre semanal e os pacientes são sempre orientados a cuidarem da saúde bucal e não abandonarem o tratamento. A previsão é que desistências de pacientes também minimizem bastante”, explica o coordenador de saúde bucal de Boa Vista, Weder Dias.

Atendimentos – Hoje a prefeitura atende a população com 32 consultórios odontológicos em toda a rede de saúde, mas já tem projeto de ampliação. E para melhorar ainda mais os atendimentos, novos profissionais dentistas e técnicos em saúde bucal foram contratados esse ano por meio de processo seletivo.

O número de atendimentos até o momento com serviços odontológicos nas unidades, janeiro a maio deste ano, foram de 28.379, contra 24.899 em 2017.