Cotidiano

Agência da Marinha em Roraima quer prevenir a poluição hídrica

Estrutura da agência terá ainda uma escola de ensino profissional marítimo, para contribuir com a formação de pessoal para a navegação fluvial

Será ativada na tarde de hoje, 7, a primeira Agência Fluvial de Roraima, em Caracaraí. Ela está localizada na Avenida Doutor Zany, no Centro da sede do município, e é subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), sediada em Manaus. A área de responsabilidade da Agência Fluvial engloba os 15 municípios do estado e as águas jurisdicionais são o Rio Branco e afluentes.

A cerimônia, que será presidida pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, contará com a presença de diversas autoridades militares e civis de Roraima. Além disso, o Capitão-Tenente Jerry Kenned Sabino, que assumirá o cargo de Agente Fluvial na unidade de Caracaraí, também estará presente. “A estrutura da agência terá como propósito fazer cumprir a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), que visa à prevenção da poluição hídrica, salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, além da segurança do tráfego aquaviário”, explicou.

Sobre o motivo para a implantação da agência em Caracaraí, a assessoria de Relações Públicas da Marinha explicou que o município sempre exerceu grande importância para rotas de navegação fluvial, sendo chamado, muitas vezes de Cidade-Porto. “A agência apresenta posição estratégica para a navegação no Rio Branco, principal calha do Estado, que em tempos áureos se constituía no único caminho para o escoamento das riquezas produzidas ou destinadas ao estado de Roraima, bem como, o que assegura a ligação fluvial com o oceano Atlântico, por meio dos rios Negro e Amazonas”, reforçou.

Além da fiscalização, a nova agência também visa implantar uma escola de ensino profissional marítimo, para contribuir com a formação de pessoal para a navegação fluvial por meio de cursos do Ensino Profissional Marítimo. Os cursos serão abertos ao público. “A Agência de Caracaraí realizará cursos para habilitação de profissional marítimo, habilitará amadores, inscreverá e registrará embarcações, apoiará os órgãos públicos nas ações de fiscalização e na habilitação de seus servidores para condução de embarcações”, disse o Capitão-Tenente Jerry Kenned Sabino.

Ao todo, a estrutura da localidade conta com um prédio administrativo, uma escola de ensino profissional marítimo, uma oficina de reparo de embarcações, um grupo gerador de energia elétrica, uma estação de tratamento de esgoto, cisterna, reservatório elevado de água e poço artesiano. A tripulação é composta por um agente e 11 praças, que executam ordens do oficial em comando. (P.B)