Cotidiano

Aeronave pousa de emergência em terra indígena; Não há feridos

A informação preliminar é que um piloto e um indígena estavam na aeronave

Uma aeronave de pequeno porte pousou na tarde dessa segunda-feira (26) na comunidade Waikas, região do Uraricoera, área da Terra Indígena Yanomami, no norte de Roraima.

De acordo com informações do Diretor da Hutukara Associação Yanomami, Maurício Yekuana, o acidente ocorreu por volta das 14 horas e a aeronave pertence a empresa Paramazônia.

Até o momento, a informação preliminar é que um piloto e um indígena estavam na aeronave, mas não tiveram ferimentos graves e estariam sendo trazidos para Boa Vista.

“O avião levantou voo e em seguida perdeu força, tentou pousar e não conseguiu, parece que teve falha no motor. Foi muito próximo a comunidade Waikas, e os indígenas ouviram o barulho e entraram em contato com a empresa aérea. Um helicóptero foi enviado até o local para resgatar os passageiros, que estavam com ferimentos leves e alguns arranhões e já estão chegando a Boa Vista” disse.

A reportagem da Folhaweb entrou em contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que até o momento não confirmou o acidente. A reportagem também tentou contato com a Paramazônia mas não conseguiu conversar com os responsáveis até o momento.

Acidente

O último acidente registrado da Empresa Paramazônia, ocorreu em julho do ano passado e ganhou repercussão nacional.

O avião monomotor Cessna, prefixo PR-MFR, pilotado por Marcos Costa Jardim, iniciou a decolagem levando a bordo quatro passageiros. O avião teria explodido logo após a queda, na cabeceira da pista da comunidade Waiká que fica localizada no Cantá.

Cinco pessoas estavam a bordo do avião, sendo quatro servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o piloto. Quatro pessoas morreram no local e uma foi resgatada com vida.