Cotidiano

Adolescente roraimense continua em abrigo para menores em Chicago

Liliana estava a passeio há um mês no Estados Unidos e foi detida por ser menor de idade

A adolescente roraimense Liliana Matte, de 17 anos, detida pela imigração no aeroporto Opa Locka Executive, em Miami, nos Estados Unidos, no dia 22, continua em um abrigo para menores na cidade americana de Chicago, no estado de Illinois. Aflita com a situação, a mãe Anaíde Matte viaja hoje junto com o irmão da jovem para Chicago, onde apresentarão a documentação solicitada.

Segundo Anaíde, Liliana foi a passeio aos Estados Unidos e portava toda a documentação necessária exigida pela imigração. No entanto, foi barrada por ser menor de idade, mesmo possuindo autorização dos pais e da Embaixada do Brasil. Anaíde apresentou à Folha o documento que autoriza a filha a viajar desacompanha. “Ela está em um abrigo para menores e podemos nos comunicar com ela apenas por 10 minutos duas vezes na semana, em ligações vigiadas”, lamentou a mãe da adolescente.  

Anaíde ficou sabendo da situação com a filha apenas no dia seguinte, dia 23. A mãe contou que Liliana ficou detida no aeroporto até o dia 24 antes de ser transferida para o abrigo, onde está utilizando um uniforme do local e não tem acesso aos pertences. A jovem chegou a tirar uma selfie em uma área restrita do aeroporto e, por isso, Anaíde suspeita que este seja o motivo do impedimento.

“No sábado, 27, ela ligou chorando e muito aflita. Não temos previsão de quando isso será resolvido. Estamos viajando hoje para levar os documentos solicitados, como certidões de nascimentos do pai, da mãe e dela”, informou. Assim que houver uma solução para o caso, Anaíde disse que irá retornar para o Brasil. “Chegarei nesta madrugada de terça-feira, 30, e durante o dia irei à embaixada brasileira”, explicou.

O CASO – Liliana é Miss Brazil Model e estava a passeio nos Estados Unidos há cerca de um mês. Ela foi para Bahamas, no Caribe, no dia 20 de agosto para regressar ao país norte-americano no dia 22.  Chegando a Miami, onde esperaria pela mãe, a jovem foi impedida de prosseguir a viagem.

Muito preocupada com a situação, atualmente Anaíde está em Caracas, capital da Venezuela, se recuperando de um procedimento cirúrgico, e pretendia regressar ao Brasil com a filha no dia 1º de setembro, para participar do Miss Brazil Model 2016, que acontecerá no segundo fim de semana do próximo mês, quando Liliana deverá passar a faixa de miss para a campeã do concurso deste ano.

O caso é semelhante ao de outra adolescente que foi barrada, e o motivo alegado pela imigração também foi o fato dela ser menor de idade. Stephane saiu do Brasil no dia 10 de agosto e pretendia cursar o último ano do Ensino Médio em Orlando, na Flórida, onde uma tia dela vive há quase dois anos. Ela já está há vários dias no mesmo abrigo que Liliana. A mãe de Stephane viajou para o país, mas até o dia 25 não havia conseguido trazer a filha para o Brasil. (A.D)