Política

Administração do poder público é a mesma há 30 anos, diz Shéridan

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, domingo dia 11, a deputada federal Shéridan de Oliveira (PSDB) disse que o modo de administrar o poder público em Roraima, tanto na esfera estadual, quanto nas municipais, é o mesmo de quase 30 anos atrás. 

Ressaltou que as figuras que comandavam o estado no início de sua criação se revezam no poder e continuam com as mesmas práticas apesar do transcorrer dos anos.

Nascida e criada em Roraima, Shéridan afirma que por anos vê os mesmos grupos se alternando no poder. “Recordo que na minha infância, Teresa Surita era prefeita de Boa Vista. Ela saiu e voltou diversas vezes. E as práticas são as mesmas. Lembro-me de brincar na rua quando o caminhão pipa passava aguando as plantas na rua. Outro dia estava em frente a minha casa e para minha surpresa vi a mesma cena. Isso me fez refletir que nada mudou”, disse.

Em relação ao Senado, afirma que as mesmas figuras se repetem. “Romero Jucá está há quase 24 anos no poder, se reeleito passará dos 30. Isso não pode acontecer. Temos que ter alternância, se não houve precisamos mudar. Precisamos de governantes e representantes que lutem pela interligação de nosso estado ao Sistema Interligado Nacional de distribuição de energia. Que destravem a regularização fundiária. O que vemos é alguém, que deveria estar lutando por Roraima, travar o nosso desenvolvimento. Enquanto continuamos aqui, estagnados”, afirmou.

Cumprindo o último ano de seu primeiro mandato como deputada federal, Shéridan afirmou que a rotina e as constantes viagens entre Brasília e Roraima fizeram-na sentir falta de casa. Por isso, falou da possibilidade de concorrer a uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

“Gosto de estar perto da minha família e do povo que me elegeu. Sinto que posso fazer isso acontecer estando em Roraima. Acredito que assim poderia lutar mais pelos interesses do estado”, detalhou.

Quanto às eleições majoritárias, afirmou que na esfera estadual pretende apoiar a candidatura do ex-governador José de Anchieta (PSDB) ao governo. Na disputa pela presidência, deve apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin.

“Acredito que este é o caminho para o desenvolvimento do estado e do país. Além disso, é importante ressaltar que até o momento, qualquer aliança com o MDB, partido do atual presidente da República e do senador Romero Jucá, está descartada”, concluiu.

Deputada defende reforma da previdência e diz que momento não é o ideal

Ainda durante o programa Agenda da Semana, a deputada Shéridan de Oliveira, ressaltou que a reforma da previdência é necessária, uma vez que é deficitária e o problema se arrasta ao longo dos anos. Ressaltou que a medida deve ser analisada com calma e não às pressas e na véspera do período eleitoral.

“Essa é uma pauta constante, na verdade é uma agonia que a sociedade brasileira experimenta e vive hoje. A gente não discute o mérito, pois todo brasileiro entende a situação deficitária, os grandes problemas que a previdência tem causado, mas toda e qualquer reforma tem como premissa básica, a promoção da justiça”, declarou.

Ela destacou que a intenção é promover um equilíbrio. “A distinção que existe entre o servidor da iniciativa privada e o trabalhador público é grande e não é justa. Ouvimos grande barulho de setores específicos, advogando em causa própria também”, disse.

Shéridan entende que o projeto da reforma previdenciária foi apresentado à sociedade brasileira em momento inadequado. “Ela tem sofrido desgaste ao longo dos meses, pela forma como apresentada. Foi descaracterizada e promove uma grande inversão ao passo de que toda reforma deveria promover inicialmente a justiça. Não é justo, no momento em que o Brasil vive um período de descobrimento de tanta coisa injusta vindo à tona. Sabemos que mais cedo ou mais tarde isso viria a acontecer”, disse.