Cotidiano

Ações de combate ao câncer de mama são intensificadas neste mês

Governo, Prefeitura e entidades buscam dar mais visibilidade às ações de prevenção à doença

Para fortalecer o diagnóstico preconce do Câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres em Roraima, o Governo do Estado, a Prefeitura de Boa Vista e algumas entidades realizam, durante todo o mês de outubro, diversas ações voltadas para a saúde da mulher. O ‘Outubro Rosa’, uma campanha realizada em todo mundo desde a década de 1990, nasceu com o objetivo de estimular a participação da população no controle da doença, que é feito através da Mamografia em mulheres acima de 40 anos.

A Liga Roraimense de Combate ao Câncer, localizada na rua Avenida Ville Roy, 4706, Bairro Aparecida, zona sul da Capital, desenvolve neste mês de outubro trabalhos de conscientização através de palestras em escolas, órgãos públicos, nas igrejas e para a comunidade de uma forma geral.

Segundo a presidente da Liga, a médica Magnólia Rocha, o objetivo da campanha alusiva ao Outubro Rosa é alertar as mulheres sobre a importância da saúde da mama – uma vez que o câncer de mama é o que mais mata e incide nas mulheres, além disso, sensibilizar os gestores da importância da acessibilidade e conscientização das mulheres da importância de realizar os exames de prevenção.

“Este ano a Liga está realizando palestras, rodas de conversas, para esclarecer e articular com o poder público a garantia da atenção básica para as mulheres, o acesso na realização de ultrassonografia e que tenham a garantia e o acompanhamento necessário de acordo com o resultado”, ressaltou.

PREFEITURA – As atividades alusivas ao Outubro Rosa realizadas pela Prefeitura de Boa Vista seguem durante todo o mês de outubro nas unidades básicas de saúde. No período de 17 a 19, o Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama promove palestras educativas sobre prevenção de câncer de mama; consultas com médicos especialistas: mastologista, ginecologista e patologia cervical; exames de ultrassonografia transvaginal, pélvica e mama; aferição de pressão arterial; coleta de preventivo; testes rápidos de HIV, Hepatite e Glicemia; dispensação de preservativos e outros serviços.

GOVERNO – Dando continuidade às atividades do Outubro Rosa, campanha nacional de alerta sobre os riscos do câncer de mama, o Governo do Estado realiza hoje, 10, uma ação na região do Monte das Oliveiras próximo ao Pátio Roraima Shopping, a partir das 8 horas.

Além dos serviços de saúde, a ação contará com a unidade móvel da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, com atendimento psicossocial e assessoria jurídica para crianças, adolescentes e mulheres vítimas de algum tipo de violência, seja ela psicológica, física, patrimonial ou verbal.

Acadêmicos participam de Jornada Roraimense Multidisciplinar de Câncer de Mama

Ontem, 9, acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com apoio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), da Secretaria estadual de Saúde, promoveram a 1ª Jornada Roraimense Multidisciplinar de Câncer de Mama, no auditório do Centro de Ciências de Saúde (CCS-UFRR) voltado para acadêmicos e profissionais de Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia. O objetivo, além de fortalecer a prevenção e o combate ao câncer, é tratar da qualificação dos futuros profissionais da saúde.

O coordenador da Unacon, Anderson Dalla, ressaltou que neste mês de outubro serão realizadas atividades como palestras destinadas a estudantes da área de saúde com o objetivo de trazer conhecimentos científicos sobre o câncer de mama. Além disso, serão realizados atendimentos às pacientes e às profissionais do HGR.

“O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres e o que mais mata mulheres no mundo todo. A mortalidade pode ser reduzida de uma forma muito importante com o diagnóstico precoce, assim maior as chances de cura da doença”, frisou. (E.M)