Polícia

Acidente deixa 11 mortos e 14 feridos

Ônibus capotou várias vezes na noite de quinta-feira, mas resgate das vítimas só começou na manhã de ontem

Na noite desta quinta-feira, 30, por volta das 23h, um acidente com um ônibus da empresa Expresos Los Llanos deixou até o momento 11 mortos e 14 feridos, na estrada que dá acesso à Capital do Estado de Bolívar, na Venezuela. Informações extraoficiais apontam que entre as vítimas fatais estaria uma brasileira, mas até o final da tarde de ontem a informação não foi confirmada pelo Instituto de Medicina Legal (IML) em Boa Vista.

A tragédia aconteceu quando o ônibus, que fazia a rota de Ciudad Bolívar/Santa Elena de Uairén, na fronteira com Pacaraima, Norte do Estado, capotou várias vezes na pista, na altura do Núcleo 10, nas proximidades do município de Guasipati, região Sul do país vizinho.

O resgate das vítimas só foi iniciado por volta das 05h de ontem, por equipes de bombeiros e policiais da Venezuela. Os corpos das 11 vítimas foram levados para o necrotério na carroceria de uma camionete e os feridos encaminhados ao Centro de Diagnóstico Integral (CDI) de Guasipati e, posteriormente, transferidos para centros médicos no município de Ciudad Guayana.

O motorista do ônibus também ficou ferido, mas a polícia venezuelana ainda não confirmou as causas do acidente e informou que ele possuía carteira de habilitação regularizada.  O relatório do vice-ministro de Gestão de Riscos e Proteção Civil, William Martinez, confirmou que até o momento há 11 mortos e 14 feridos.

“Foi um capotamento de um ônibus de dois andares que cobre a rota Ciudad Bolívar/Santa Elena de Uairén. O resgate aos presos nas ferragens se estendeu até as 10h. Agora vamos cuidar dos feridos para que o número de mortes não seja maior”, destacou Martinez a uma rede de televisão. O vice-ministro acrescentou que ainda não sabe ao certo as causas do acidente e que vai aguardar as informações das autoridades competentes para fazer investigações sobre o caso.

REFORÇO – Após acidente de trânsito que vitimou dezenas de pessoas na Venezuela, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou, em nota, que reforço de medicamentos e materiais hospitalares foram enviados para o Hospital Délio de Oliveira Tupinambá, em Pacaraima. A unidade já recebeu dois pacientes vítimas do desastre.

“Foram enviados carregamentos extras de itens como antibióticos e anti-inflamatórios, além de seringas, campo operatório, esparadrapo, luvas e outros itens essenciais para os atendimentos de primeiros socorros”, destacou a nota.

A diretora da unidade, Karolyny Lima, explicou que, prevendo um aumento na demanda da unidade, foi solicitado suporte no aparato medicamentoso e de material. Segundo ela, um homem e uma mulher vítimas do acidente já foram atendidos na unidade. “Eles foram submetidos aos procedimentos necessários para estabilização de seus quadros de saúde e serão removidos para Boa Vista”, explicou. (J.B)