Cotidiano

Ação visa cadastrar quantitativo de venezuelanos

O objetivo da ação é saber com precisão quantos, desde quando e em que condições os imigrantes venezuelanos vivem na Capital

34 escolas da Capital participam neste sábado, 09, de uma ação de mapeamento dos imigrantes venezuelanos em Boa Vista. A ação, organizada pela Prefeitura, teve início neste 07h da manhã e segue até as 17h.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo da ação é saber com precisão quantos, desde quando e em que condições os imigrantes venezuelanos vivem na Capital. A medida quer elencar a quantidade real de estrangeiros em Boa Vista, para assim elaborar um planejamento mais eficaz em áreas como saúde, educação e abrigamento. O resultado deste mapeamento deve ser divulgado na segunda quinzena de junho.

Conforme a prefeita Teresa Surita (MDB), as informações levantadas também deverão ser encaminhadas para o Governo Federal, no intuito de comunicar o real impacto da migração em Boa Vista e cobrar outras ações, como o processo de interiorização.

“Como o censo foi o primeiro pedido ao Governo Federal e ele não aconteceu, a Prefeitura então está providenciado esses dados para que a gente possa discutir em cima de uma situação real e assim, buscar saídas e soluções”, afirmou Teresa.

AÇÃO – Segundo a PMBV, mais de 1.200 servidores municipais estão envolvidos na ação. Antes de dar início a esta etapa, os funcionários passaram por um treinamento de cerca de dois meses, com foco em atendimento humanizado. Cerca de 60 mobilizadores permanecerão nas ruas neste sábado, divulgando a ação junto aos imigrantes. Cada unidade contará ainda com tradutores de espanhol para facilitar o atendimento.

Mais informações na edição impressa da Folha na segunda-feira, 11.