Cotidiano

Ação alerta pais para retirar crianças de semáforos e estabelecimentos comerciais

Na ação, os pais de crianças que estiverem sendo expostas à situação de vulnerabilidade ou mendicância, serão autuados; As atividades seguirão até esta sexta-feira, 20

Publicada às 15h10; Atualizada às 19h22

Uma ação que visa retirar crianças venezuelanas em situação de vulnerabilidade social de semáforos e estabelecimentos comerciais da capital está sendo realizada, nesta quinta-feira, 19, pelo Conselho Tutelar de Boa Vista. Ação também conta com apoio da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Ministério do Trabalho, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

De acordo com a conselheira tutelar, Andreza Ferreira, a ação vai passar hoje e amanhã por pontos estratégicos na cidade. Até o momento, não houve a necessidade de recolhimento de crianças.

“Nós estamos primeiramente alertando aos pais, para que eles não levem as crianças para esses locais. Se a fiscalização encontrar alguma criança desacompanhada, as equipes vão iniciar os trabalhos de localização desses pais, e todos eles serão encaminhados encaminhadas a Defensoria Pública, para o ajuizamento de guarda. Caso esses responsáveis não sejam localizados, aí sim nós mesmos fazemos a medida de proteção para colocar no abrigo”, explicou

Segundo a conselheira, as ações iniciaram no bairro Senador Hélio Campos, na zona Oeste de Boa Vista, devendo percorrer todos os semáforos e pontos com grande concentração de imigrantes da Capital, como supermercados e unidades bancárias. As atividades segue até às 18 horas desta sexta-feira.