Cotidiano

Acadêmicos da UFRR denunciam falta de iluminação no campus Paricarana

Aluna alega que foi assediada sexualmente após sair de uma aula à noite; Principais reclamações giram em torno do trecho entre os blocos VI e VII

Uma das reclamações frequentes de acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) é em relação à falta de iluminação em trechos do campus Paricarana. Dentre as denúncias, uma aluna chegou a afirmar que foi vítima de assédio sexual quando saía de uma aula no período noturno. Alguns equipamentos de iluminação foram prejudicados pelas recentes chuvas intensas que ocorreram na Capital.

Na noite da última quinta-feira, 18, a guarda patrimonial da UFRR recebeu o chamado de uma acadêmica que afirmou ter sido vítima de assédio sexual por outro aluno nas imediações do bloco VII e, que após uma discussão, ela chamou a segurança do campus. Na abordagem, o estudante negou o fato. No registro da segurança patrimonial, consta que os dois foram encaminhados à Delegacia e em seguida liberados.

A denúncia chegou à Folha, que procurou alguns alunos. Um deles afirmou que, às vezes, fica no campus até as 22 horas e não se sente seguro para tomar o caminho para casa. “Sou acadêmico de Artes Visuais. Não tenho transporte e às vezes fico até tarde na universidade por conta de trabalhos, estudando ou até mesmo trabalhando em projetos. Moro no bairro Aeroporto e volto a pé para casa. A universidade possui alguns trechos muito escuros. Parei de trazer meu notebook por medo de ser assaltado. Nunca aconteceu nada comigo, mas é melhor prevenir do que remediar. Tem postes que vivem desligados. Ninguém sabe se funciona”, disse o jovem, que preferiu não se identificar.

Thalyta Andrade é acadêmica do curso de Comunicação Social e, há quase um ano, entrou em contato com a UFRR pedindo providências sobre o problema. “Entrei em contato com a prefeitura do campus e responderam de forma bem geral, afirmando que iam apurar e tomar providências, mas até hoje nada aconteceu. Não tive uma situação específica, mas dei graças a Deus quando minhas aulas ficaram unicamente no bloco I. Antes, todos os dias que eu tinha aula no bloco VI tentava chegar mais cedo para pegar uma vaga perto da entrada e saía mais cedo. Os blocos VI e VII ficam escuros demais. Além disso, eles são um pouco afastados dos outros blocos”, relatou.

A aluna afirmou ainda, que muitos acadêmicos reclamam da falta de iluminação entre os blocos VI e VII. “Todo mundo reclama disso. Para ter uma ideia, quando as pessoas saem das aulas para o estacionamento, têm que ligar a luz alta do carro para enxergar”, acrescentou.

UFRR – A Universidade Federal de Roraima informou, por meio de nota, que repudia qualquer “atitude de violência contra membros da comunidade acadêmica e que a segurança patrimonial está atenta para fatos como estes, incluindo a coibição imediata de furtos e roubos no ambiente acadêmico”.

Sobre a falta de iluminação entre os blocos VI e VII, a universidade informou que, devido às fortes chuvas que caíram na Capital recentemente, houve a necessidade de trocar os disjuntores do quadro da iluminação externa de ambos os blocos. “A atual Administração Superior da UFRR tomou posse no início do ano passado e, mesmo com o corte no orçamento das Universidades Federais em todo o Brasil em virtude dos ajustes do Governo Federal, tem buscado manter os serviços de segurança e reparos na iluminação interna e externa dos três campi (Paricarana, Cauamé e Murupu)”, assegurou.

No final da nota, a UFRR orientou ainda, que alunos que passarem por algum problema dentro do campus, que comprometam a sua segurança, devem procurar imediatamente os guardas locais. Ressaltou ainda que o contrato para o serviço de segurança atende aos três campi, por meio da Guarda Patrimonial.

“Em casos de violência de qualquer tipo, como crimes sexuais, furtos e roubos, dentre outros, a guarda mantém plantão 24 horas, com sistema de vigilância e monitoramento por câmeras e mantém diálogo direto com as Polícias Federal e Militar para procedimentos de coibição destas ocorrências. Alunos que passarem por algum problema devem procurar os guardas, que ficam nas guaritas das entradas e saídas do campus, e trabalham em regime de plantão”, concluiu.

Convênio com Prefeitura de Boa Vista prevê manutenção na iluminação

Em junho do ano passado, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) firmou um convênio com a Prefeitura de Boa Vista para sanar os problemas mais críticos da instituição. No convênio, a administração municipal ficou responsável por realizar serviços na infraestrutura, como asfaltamento, limpeza, urbanização, paisagismo e também a manutenção da iluminação pública.

Em contrapartida, ficou a cargo da UFRR realizar pesquisas técnicas e científicas com alunos, como forma de incentivar a qualificação dos discentes de graduação e pós-graduação, além de desenvolver pesquisas voltadas para o crescimento da cidade e desenvolvimento e melhoria dos programas sociais municipais.

Pouco tempo após o convênio firmado, a prefeitura iniciou os trabalhos dentro do campus. Serviços como “tapa buraco”, iluminação e limpeza foram executados e concluídos ainda 2016, no período de 15 de agosto a 5 de setembro. “Foi feita capina, roço, catação e remoção de lixo, tapa buraco e ainda a manutenção de toda rede elétrica do local. Em agosto de 2016, foi feita a substituição de 129 luminárias abertas de 70w, por luminárias fechadas de 150w. Em setembro foi feita a manutenção em 39 pontos apagados, além de toda iluminação que existe na parte externa do Campus Paricarana. O serviço de tapa buraco foi executado em 6 de setembro”, afirmou a Prefeitura de Boa Vista.

Este ano, a última manutenção foi feita em março, com início dia 7 e término dia 24. De acordo com o convênio, a UFRR deve solicitar novos serviços para que a Prefeitura possa programar e executá-los.