Esporte

ALE homenageia atletas com a Comenda Orgulho de Roraima

A Assembleia Legislativa de Roraima realizou na manhã de ontem a entrega da Comenda Orgulho de Roraima a 23 esportistas que se destacam em suas modalidades e têm feito história em competições importantes e servem de exemplo para o Estado.

De autoria dos deputados estaduais Chico Mozart (PRB) e Coronel Chagas (PRTB), os nomes dos agraciados foram aprovados pela Mesa Diretora da Casa.

Foram homenageados os atletas do futebol: Stanley Pacheco e Roberto da Silva; do jiu-jítsu: Lucas Daniel Barbosa, Fafá Pereira, Enzo Botinelly Rodrigues e Adail Aranha; do karatê: Adauto Andrade Martins; paraquedismo: João Miguel Kimak, Waldisio Junior; Glenn Linhares, Tatu Alcemir e Daniel Soares; do (handebol: João Henrique Ghirotti Faria; do kart: Rafael Augusto Lucena; do fisiculturismo: Karolina Marreiro, Iane Lira e Márcio Belota; do judô: Danillo Rodrigues de Brito e Aristides Lucena Junior; do boxe Ronald Marques Silva e Andressa Marques Silva; da natação: Flávia Soares Braga Cantanhede e do atletismo Deyvisson Deluan Cesar de Souza.

O deputado Chico Mozart informou que haverá, até o final do ano, outras condecorações para atletas que se destacaram nos últimos anos e que ficaram de fora dessa lista.

“A comenda Orgulho de Roraima para os Desportistas veio para ficar e até o final do ano teremos mais nomes indicados”, disse. “E espero que com essa comenda os atletas possam ter uma visibilidade maior, onde muitos deles conquistaram medalhas até fora do país e continuam ocultos e muitas pessoas não têm esse conhecimento”, frisou.

ARTILHEIRO – Entre os homenageados, Roberto Silva (68 anos), o maior artilheiro da história de Roraima com 623 gols e o único do Brasil a manter a artilharia do campeonato por dez anos seguidos. Feito que lhe rendeu uma homenagem de Zico, antes de um jogo amistoso disputado entre o Flamengo e a Seleção de Roraima.

“Naquele jogo tive uma grande surpresa quando o Zico me chamou e me entregou uma placa em homenagem aos dez anos de artilharia no campeonato Roraimense, feito nunca alcançado por nenhum outro atleta e disse ‘você é um dos meus, é artilheiro’”, afirmou.

Emocionado, Roberto Silva agradeceu a homenagem e o reconhecimento do seu amor pelo esporte e por Roraima.

“Sou roraimense e tenho minha vida dedicada ao esporte em especial ao futebol, onde fui jogador, treinador, dirigente e trabalhei na Federação e me sinto um homem realizado e tudo que tenho, que são as grandes amizades, foram através do futebol”, disse.

Sobre a emoção de receber a comenda Orgulho de Roraima e a placa do Zico, Roberto disse que sentiu muito orgulho da placa recebida pelo Galinho de Quintino e que sentiu o mesmo orgulho ao receber a comenda da Assembleia.

“As duas homenagens tiveram a mesma importância. Uma por ter feito parte da história do futebol de Roraima e outra pelo reconhecimento que me foi dado por tudo que fizemos pelo futebol do Estado”, frisou.