Cultura

ADVIR promove rodízio de Pizza para angariar recursos

A intenção é fazer as pessoas comerem as pizzas sem vê-las e entenderem um pouco mais sobre como é a vida de um cego

A Associação dos Deficientes Visuais de Roraima (ADVIR) promove nesta sexta (18) um grande rodízio de pizzas de vários sabores, produzidas por pessoas cegas e auxiliadores que enxergam. A intenção é fazer as pessoas comerem as pizzas sem vê-las e entenderem um pouco mais sobre como é a vida de um cego.

O evento ocorre às 20 horas na ASSEPOL, rua Maria Alves da Cunha 370, Caçari, e conta com o apoio da deputada estadual Lenir Rodrigues e seus colaboradores. O evento terá a apresentação da banda TAO.

De acordo com a coordenadora e fundadora da ADVIR, Vera Sábio, o evento tem como proposta, arrecadar fundos em prol da associação a qual é muito carente de ajuda financeira.

Além disso, o jantar tem como objetivo promover uma aproximação, e com isso mostrar à sociedade que mesmo sem enxergar, os deficientes visuais fazem mais do que os olhos alcançam. “Nós podemos ser boa companhia, somos alegres, divertidos e contribuímos com a sociedade em diversos fatores”, ressalta.

Para ela, não é a deficiência que os fazem incapazes, mas a sociedade com suas barreiras arquitetônicas. “Essa aproximação traz uma nova visão, abre portas à inclusão e possibilita com que pessoas que não conhecem e não enxergam as pessoas cegas, passem a nos ver diferentes, até mesmo para se aproximarem de nós, nos oferecerem seu braço para atravessar uma rua ou seu olho, que diversas vezes precisamos. São os cegos com suas mãos habilidosas, seu paladar apurado, seu coração cheio de vontade de ajudar e mais seus amigos que acreditam que mesmo sem enxergar eles podem muito”, explicou.

Na ocasião, os participantes poderão ser guiados usando vendas, uma forma com que os participantes possam sentir um pouco a realidade do deficiente visual. Uma oportunidade de sentir aquilo que as pessoas cegas sentem quando fazem as suas refeições.

“Somos cegos sim, mas não somos incapazes, não somos coitadinhos, não somos inferiores. Temos nossas limitações como todos humanos têm; porém podemos fazer com as mãos o que os olhos não alcançam”, finaliza

ADVIR

A ADVIR é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos de caráter cultural. Fundada por Vera Sábio há treze anos. A Advir já chegou a ter 80 membros associados com acesso a diversos serviços, desde cursos de braile a oficinas de artesanato.

Serviço
Jantar às Escuras
Data: 18 de agosto (sexta-feira)
Local: ASSEPOL
Endereço: rua Maria Alves da Cunha, 370 – Caçari
Organização ADVIR – Associação dos Deficientes Visuais de Roraima.
Informações: 99168-7731/ 99166-4844