Cotidiano

99 mil doses de vacina contra influenza deverão ser aplicadas em RR

20ª Campanha Nacional de Vacinação começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, seguindo até o dia 1º de junho. Para isso, o Estado de Roraima já foi contemplado com 99 mil doses e 50 mil delas foram distribuídas até o momento.

A ação busca imunizar pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses à 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz no período de 45 dias antes da aplicação da dose), trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

O Gerente do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Rodrigo Danin, explicou que “é pretendido atender 90% de cada grupo contemplado, com exceção daqueles com comorbidades [pessoas portadoras de duas ou mais doenças], população privada de liberdade e alguns outros”.

CASOS – No ano de 2016, foram notificados 465 casos de síndrome gripal em Roraima, sendo 20 casos confirmados. Desses, 17 foram identificados como Influenza A, sendo 10 causados pelo H1N1, 7 causados pela H3 Sazonal e 3 de vírus respiratório. Ainda em 2016, de 16 casos notificados, três foram confirmados como Síndrome Respiratória Aguda. Dos dez casos causados pelo H1N1, um veio a óbito.

Em 2017, 38 casos de Síndrome Viral foram confirmados de 389 notificações, sendo 9 casos com Identificação de Influenza A (H3 Sazonal) e 12 detectados com Influenza B. Das 16 notificações de Síndrome Respiratória Aguda, 3 casos foram confirmados, sendo 2 portadores do vírus H1N1.

Existem, em Roraima, dois sistemas de vigilância: a Sentinela, que monitora principalmente os pacientes do HGR (Hospital Geral de Roraima) e do Hospital Infantil Santo Antônio; e a vigilância universal, que abrange todas as unidades de saúde e as notificações desses casos, se houver necessidade de internação do enfermo.

O QUE É? – Causado pelo vírus de mesmo nome, a Influenza, ou a gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório e tem grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Geralmente evolui por período limitado, de um a quatro dias, mas pode vir a ter uma forma mais agressiva.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Atualmente, existem três tipos do vírus circulando no Brasil. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Já o tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, sem causar grandes impactos na saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

Publicidade