Cotidiano

700 empresas estão cadastradas

Uma das empresas, uma multinacional, está oferecendo 250 vagas de emprego; empreendimento será inaugurado em novembro

Setecentas empresas estão cadastradas no Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Roraima. A informação é da secretária da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos. “A Setrabes tem uma responsabilidade enorme com a população. Para isso, nós temos trabalhado em várias linhas de atuação e uma delas é a questão da geração de emprego e renda. O Governo tem tido uma preocupação em especial com a reestruturação do nosso departamento de Políticas de Emprego do Sine e isso tem gerado um retorno positivo de parceiras que fortalecem ainda mais a oferta de postos de trabalho Estado”, contou.

Uma dessas parcerias é com a empresa multinacional Carrefour, que abrirá um supermercado em Boa Vista até o final deste ano. A empresa irá contratar, com intermédio da Setrabes, 250 trabalhadores em diversos setores. Para se candidatar, o interessado deve procurar, no horário das 07h30 às 13h30, o balcão de empregos do Sine, que funciona na secretaria, localizada na avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana, zona Oeste.

Ao finalizar o procedimento, a Setrabes fará uma filtragem de cada candidato para encaminhar à empresa um possível funcionário que seja do perfil solicitado. Nessa primeira etapa, serão escolhidos os candidatos para ocupação de vagas de liderança, como Analista de Recursos Humanos, Pedagogia, Psicologia e Administração. As demais atividades serão escolhidas até o dia 19 de novembro, como preconiza o cronograma de contratações da empresa.

“A gente entende que existem muitas pessoas que nos procuram diariamente e nós tínhamos muitas empresas que não estavam no cadastro do Sine e que precisavam de mão de obra. Com todo esse trabalho, nós conseguimos, em poucos meses, incluí-las na nossa rede de parceiras, aumentando tanto o número de empresas cadastradas como também a quantidade de postos de trabalho, já que uma das nossas missões é cada vez mais fortalecer a acessibilidade das pessoas ao trabalho, de acordo com o seu talento, e ajudar as empresas a firmarem-se no Estado, seja ela local ou de fora”, frisou.

Além da reestruturação do Sine, a secretária informou que a Setrabres deverá trabalhar, no próximo ano, o retorno de atividades de capacitação para cadastrados no órgão, a ideia auxiliar na qualificação de mão de obra, suprindo assim a necessidade do mercado.

“O investimento na qualificação é uma proposta que nós queremos realizar e faremos de uma forma mais responsável, como uma espécie de consultoria, ou seja, não é só simplesmente cadastrar e encaminhar. Nós estamos fazendo um pequeno filtro para que a empresa já tenha o profissional dentro do perfil desejado. A questão de qualificação específica nas áreas nós faremos com mais ênfase a partir de 2016 com o nosso auditório devidamente reinaugurado, e aí a gente pretende realizar, de forma permanente, uma série de atividades de capacitação em parceria com outras empresas”, salientou Emília Campos.

O diretor do Departamento de Políticas de Emprego e Renda, Rosivaldo Carneiro, destacou que o reforço no número de empresas parceiras também é reflexo na melhoria do quadro técnico administrativo realizado dentro do próprio Sine, que passou a mostrar, de forma mais concisa, a importância do órgão para a empresa.  

“Nós temos aqui uma equipe técnica de psicólogos que está indo até as empresas e está mostrando as nossas formas de atuação. A empresa hoje também se torna privilegiada porque nós estamos fazendo uma prévia seleção desses candidatos. Ou seja, após a empresa firmar essa parceria, o próprio Sine, com seu corpo técnico de especialistas, faz uma pré-escolha dos candidatos conforme o perfil solicitado pela empresa”, destacou.

Ainda de acordo com o diretor, além do aumento no número de empresas cadastradas, a média de atendimentos diários também aumentou para 200. Carneiro disse ainda que o perfil da população que comparece ao Sine é da faixa etária de 18 a 35. Além da intermediação de mão de obra (Mais Empregos), o Sine trabalha com os serviços de Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho.

Serviços que atraem cada vez mais pessoas jovens, como o Tiago Ferreira, de 23 anos, que não vê a hora de conseguir a oportunidade do tão sonhando emprego.

“Tendo a ajuda do balcão do Sine fica mais fácil, para muita gente que tem uma aptidão específica, encontrar um emprego. Tem gente que, assim como eu, quer apenas uma oportunidade para conseguir uma renda melhor. Com a vinda dessas empresas para cá, e a parceria com o Sine, fica até mais fácil encontrar uma vaga”, comentou. (M.L)