Cotidiano

5º Fórum Multilateral de Negócios do Mercosul acontece em Boa Vista

Durante o evento serão abordados assuntos relacionados à integração turística, infraestrutura e economia, entre outros

Acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Palácio da Cultura, o 5º Fórum Multilateral de Negócios no Mercosul. O evento, que tem apoio da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), é itinerante e já esteve em Recife (PE), Salvador (BA), Belém (PA) e Manaus (AM).

O evento se apresenta como uma oportunidade para o debate de temas da atualidade e que envolvem diretamente os países fronteiriços do Brasil, o Estado de Roraima e o Mercosul.

Serão abordados assuntos relacionados à integração turística, infraestrutura, economia, meio ambiente, tecnologia, cultura e social. Ao todo, serão seis painéis, com três conferencistas e um mediador em cada.

Para os organizadores, as regiões Norte e Nordeste são um eixo comercial importante no Brasil, especialmente por sua localização geográfica e crescente expansão econômica, agrícola, industrial, entre outros setores.

Ricardo Peixoto, diretor do Departamento de Turismo do Estado de Roraima afirma que “a vinda deste evento para Roraima, marca uma nova etapa para o desenvolvimento do Mercosul no extremo norte do País. É a oportunidade que teremos para ver como de fato as ações do Mercosul se realizam, como acontecem no Brasil e como Roraima pode ser beneficiada”.

Eduardo Oestreicher, presidente da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria de Roraima, destaca que este evento vem confirmar que o Estado de Roraima “é fundamental para esta integração social e econômica com os países vizinhos, porque mais do que ser a ligação física do Brasil com a Guiana e a Venezuela, pode centralizar em seu espaço físico um grande Entreposto Aduaneiros para comercialização de produtos e serviços regionais – abrangendo os Estados da Amazônia Ocidental – com estes países e outros Blocos Econômicos como o próprio Caricom”.

José Francisco Marcondes, presidente da Fecamvenez – Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil, ressalta a importância da relação do Estado com os países vizinhos, em especial a Venezuela e a Guiana.

“A localização estratégica de Roraima permite uma integração cada vez maior, em crescente complementariedade nas relações com os outros membros do Mercosul”.

FÓRUM

O Fórum surgiu para atender uma necessidade de integração entre os diversos segmentos da indústria, comércio e serviços de nossa região. Com seu objetivo alcançado, já está em sua quinta edição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site: www.forumdenegociosmercosul.com.br. Será fornecido certificado de participação, com 16 horas de atividades.

Com informações da Uerr