Cotidiano

500 venezuelanos já estão com cadastros concluídos para transferência

O abrigo do Tancredo Neves será o primeiro local de onde os imigrantes vão sair

O governo federal vai distribuir, a partir da próxima semana, imigrantes venezuelanos que estão atualmente abrigados em Roraima para outros dois estados: São Paulo e Amazonas.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Doriedson Ribeiro, 530 pessoas já foram cadastradas para a transferência, até o momento, no abrigo do Tancredo Neves.

“O Estado que vai receber precisa ter vaga em abrigo para essas pessoas. Está sendo feito contato pela presidência da república para conseguir locais onde eles possam ser abrigados. Acreditamos que a partir da próxima semana nós já possamos fazer esse primeiro encaminhamento.”

A capital paulista irá receber 350 imigrantes, enquanto outros 180 serão encaminhados para Manaus.

Outra medida é definir um perfil dos venezuelanos que serão transferidos.

“Homens e mulheres solteiros sem filhos serão escolhidos para que possam ser encaminhados para outros estados. No abrigo, nós já fizemos um cadastro de 500 pessoas que seguem tal perfil e poderão ser encaminhadas de acordo com a disponibilidade de vagas de cada estado” disse.

Imunização contra Sarampo e Febre Amarela

O deslocamento só vai ocorrer após os venezuelanos que foram vacinados contra sarampo e febre amarela, passarem por uma avaliação de saúde feita pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A Prefeitura Municipal é responsável pela atenção básica e deve fazer esse levantamento para verificar a condição sanitária e de imunização dessas pessoas para atender ao perfil”