Cotidiano

26 crianças foram adotadas em 2014

A ado??o ? um dos atos de amor mais belos que existem, pois ganha quem est? a procura de um lar ou o casal que n?o consegue ter filhos. ?s vezes at? quem j? tem filhos resolve adotar. E quem conseguiu um lar em 2014 foram 26 crian?as que tiveram seus pedidos procedentes no Juizado da Inf?ncia e Juventude.
E ainda tem crian?as e adolescentes prontas para ado??o. Segundo o juiz titular do Juizado, Parima Veras, no final do ano passado sete crian?as estavam aptas para ser adotadas e encontrar um novo lar.
J? a quantidade de pais a procura de uma crian?a ? bem maior. At? dezembro, o Juizado tinha um total de 45 pretendentes cadastrados. Segundo o juiz Parima, a quantidade de pretendentes ? sempre maior porque ? uma determina??o legal que o Juizado cesse todas as possibilidades de a crian?a continuar na fam?lia de sangue.
Conforme o Estatuto da Crian?a e Adolescente (ECA), ? necess?rio ser feito um trabalho de reatamento com a fam?lia biol?gica que vai dos av?s at? os tios da crian?a. ?S? quando n?o ? poss?vel ? que a crian?a entra na lista de apta para ado??o?, explica o juiz.
Ele explica que, al?m dessa situa??o, h? ainda casos em que o Juizado formaliza a ado??o de crian?as que a pr?pria m?e entregou o filho para outra fam?lia. Segundo o juiz, nesses casos a Justi?a leva em conta o v?nculo afetivo que j? foi criado com os pais adotivos e geralmente a ado??o ? formalizada.
O magistrado ressalta que os pais adotivos que est?o nessa situa??o devem procurar a Justi?a para regularizar a situa??o do filho at? mesmo como forma de prote??o da crian?a.
?? uma seguran?a para a pr?pria crian?a e para os pais que podem cuidar dos interesses da crian?a, como plano de sa?de, viagens que precisam da autoriza??o dos respons?veis. Ent?o ? preciso que se entenda que a regulariza??o ? uma forma de resguardar a integridade da crian?a?, ressaltou.
O juiz avalia que hoje as crian?as que acabam tendo mais dificuldade de conseguir um lar s?o as com algum tipo de defici?ncia e quando est?o acima de 10 anos de idade. ?Os rec?m-nascidos e os que est?o com at? cinco anos conseguem mais f?cil?, disse.
Para se informar sobre como participar do processo de ado??o, o juiz orienta os pais a procurarem o Juizado da Inf?ncia, localizado na avenida Ata?de Teive, no bairro Asa Branca. No site do Tribunal de Justi?a de Roraima tamb?m est?o disponibilizadas informa??es sobre o assunto no link da 1? Vara da Inf?ncia e Juventude.