Política

17 mil títulos eleitorais devem ser cancelados até maio deste ano

Até dezembro do ano passado, 324.615 mil eleitores estavam aptos para votar em Roraima, mas número deve reduzir antes do início do período eleitoral

Os últimos dados estatísticos levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral em Roraima (TRE-RR), em dezembro do ano passado, registraram 324.615 mil eleitores aptos a votar em todo o Estado. No entanto, a previsão é de que o número deve diminuir. De acordo com o órgão, em razão da biometria feita no ano passado, haverá o cancelamento de 17 mil títulos eleitorais.

Segundo o TRE-RR, o cancelamento, que deve ocorrer até maio deste ano, se dá por conta dos eleitores não terem participado do processo de recadastramento biométrico intensificado nos últimos anos pelos órgãos eleitorais. O processo de cadastramento se encerrou no início de dezembro do ano passado, sendo o Município de Pacaraima o último a participar das ações para regularização da situação eleitoral.

Separadamente por municípios, a Capital mantém o maior número de eleitores com 120.011 mil na 1ª Zona e 85.034 mil na 5ª Zona, que juntas somam 205.045 mil eleitores.

Em seguida, aparece o Município de Rorainópolis, com 15.715 mil eleitores aptos na 8ª Zona e o Cantá, com 12.158 mil eleitores na 5ª Zona. Os municípios de Mucajaí e Caracaraí possuem números similares de eleitores, sendo o primeiro com 11.722 eleitores na 6ª Zona de votação e o segundo com 11.489 mil eleitores na 2ª Zona, respectivamente.

Em Alto Alegre, na 3ª Zona, foram registrados 10.363 mil eleitores, em seguida o Bonfim com 9.205 mil eleitores na 5ª Zona e Pacaraima na 7ª Zona com 8.861 mil eleitores. Na faixa abaixo dos 7 mil eleitores estão Normandia na 5ª Zona com 6.803 mil eleitores e Amajari com 6.471 mil eleitores na 7ª Zona.

Com menos de 6 mil eleitores estão Uiramutã, com 5.963 mil eleitores na 7ª Zona, Caroebe com 5.923 mil eleitores na 4ª Zona, Iracema com 5.201 mil eleitores na 6ª Zona e São Luiz com 5.029 mil eleitores na 4ª Zona. O Município de São João da Baliza foi o que registrou o menor número de eleitores, com 4.667 mil na 4ª Zona.

Para aqueles que ainda não realizaram seu cadastro biométrico, a orientação do TRE-RR é que o eleitor compareça a sua respectiva zona eleitoral até o dia 9 de maio de 2018 para fazer o procedimento obrigatório, munido de documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço, durante os horários de funcionamento dos cartórios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Roraima conta com 33 partidos em situação regular para disputar as eleições 2018

Segundo dados do TRE-RR, de dezembro de 2017, são 33 partidos aptos a participar da disputa das eleições 2018, que definirá os cargos para a Assembleia Legislativa, Senado Federal, Governo Estadual e Presidência da República.

Em Roraima, estão aptos os partidos: Democratas, Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da República (PR), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido Pátria Livre (PPL), Partido Popular Socialista (PPS) e Partido Progressista (PP).

Também estão registrados no TRE-RR o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Social Cristão (PSDC), Partido Social Democrático (PSD), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Verde (PV), Podemos (antigo PTN), Rede Sustentabilidade e Solidariedade.

Os partidos Avante (Antigo PT do B), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Social Liberal (PSL) também estão registrados no TRE Roraima, estando somente com a vigência da comissão provisória vencida, em razão da mudança das mudanças nas diretorias bastando apenas uma atualização dos dados. (P.C)