Esporte

150 atletas disputam o Torneio Boto Preto de Natação nesta sexta e sábado na Vila

A Federação de Despostos Aquáticos de Roraima (Fedar) realiza nesta sexta e sábado, dias 28 e 29, o Torneio Boto Preto de Natação, evento que será disputado por 150 atletas no Parque Aquático da Vila Olímpica Roberto Marinho.

A competição será disputada em três etapas, sendo a primeira a partir das 18h desta sexta-feira, e a segunda no sábado quando os atletas caem na água a partir das 7h30 e a terceira etapa a partir das 15h.

A presidente da Fedar, Gilda Hupsel, informou que quatro clubes: APABV/6ºBEC, Aquática Marinho/ASSOPBM, Sinpol e Escolinha da Vila Olímpica/Fetec, estarão disputando as primeiras colocações nas 83 provas nas categorias de Pré-Mirim(até 8 anos), Mirim(9 e 10anos), Petiz (11 e 12 anos), Infantil (13 e 14 anos), Juvenil (15 e 16 anos), Júnior (17 a 19 anos), Sênior (20 a 25 anos) e Master (a partir de 26 anos)

Pelo regulamento da competição, as provas serão realizadas em categoria única de Infantil a Sênior, mas a premiação será feita por categorias.

“Isso torna as provas mais disputadas, pois os atletas são balizados com seus tempos, não importando a categoria, os melhores tempos ficam sempre para as últimas séries, nas categorias Mirim e Petiz e as provas são por categoria, mas no Mirim são premiados atletas Pré-Mirim junto com Mirim 1 separados”, explicou.

Gilda acredita que a disputa pelo troféu de campeão será entre a Aquática Marinho/ASSOPBM e a APABV/6º BEC.

“Esse evento é importante para os atletas melhorarem seus tempos para participação do Troféu Leonidas Marques que será realizado na cidade de Manaus-AM, nos dias 19 e 20 de maio, e por ser um evento Regional estarão participando atletas dos estados do Norte e Nordeste”, disse.

Para realizar o evento a Fedar conta com o apoio da Administração da Vila Olímpica Roberto Marinho, Fetec e da Defesa Civil Municipal.

Todos os três primeiros colocados de cada prova receberão medalhas de ouro, prata e bronze, e os clubes campeão, vice e terceiro colocado que somarem mais pontes serão premiados com troféus. Além dos atletas das categorias Infantil a Sênior, que também serão premiados com troféus.