Cultura

12 municípios de Roraima estão no Mapa do Turismo Brasileiro

Roraima passou de cinco para 12 municípios com potencial turístico

Roraima aumentou a presença no Mapa Nacional do Ministério do Turismo. O crescimento eleva o número de cinco para 12 municípios com potencial turístico. Em 2017, o Governo do Estado, investiu em ações que direcionaram a rota do Turismo ao Estado, com o aquecimento em vários seguimentos do setor.

Os municípios que agora fazem parte do Mapa do Turismo são: Boa Vista, Cantá, Bonfim, Normandia, Mucajaí, Alto Alegre, Pacaraima, Amajari, Rorainópolis, Caracaraí, Caroebe e Uiramutã.

Houve aumento de 38% no Turismo Internacional, 92% em ocupação aérea. No turismo interno houve aumento de 18,6%, no segundo bimestre, com acúmulo de 50%, e ainda 80% na ocupação hoteleira.

Foram investidos também na capacitação técnica e profissional, com duas mil novas vagas no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para o setor.

Segundo a governadora Suely Campos, esse avanço é fruto das ações e políticas de governo voltadas para o aquecimento do turismo, que contribuem para o aumento do PIB [Produto Interno Bruto], inclusive.

“Roraima é um Estado com riquezas naturais e isso o Brasil e o exterior têm que ver. Tivemos aumento significativo. Apenas 1/3 dos municípios do Estado estavam inseridos no Mapa. Hoje 12 dos 15 municípios foram acrescentados no Mapa do Ministério do Turismo”, argumentou a governadora.

Atualmente, Roraima possui três polos turísticos, denominados Águas e Floresta da Linha do Equador, Extremo Norte, e Savanas.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Ricardo Peixoto, esse é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado. “Hoje concentramos nossas ações nas três regiões turísticas que nós dividimos, de maneira que fomos reconhecidos com esse projeto como sendo um dos que mais corresponde à realidade brasileira, ou seja, está indo onde o turismo está acontecendo. Isso mostra que estamos no caminho certo”, analisou.

CAPACITAÇÃO – A proposta apresentada por Roraima trata da capacitação de agentes públicos e privados já estabelecidas por meio da Lei 1.176/2017, de autoria do Executivo, sancionada em maio deste ano, que criou as estâncias turísticas no Estado de Roraima, visando o suporte e fortalecimento dessas áreas para aprimoramento e gestão do Programa de Regionalização do Turismo em Roraima.

A Seleção assegura o aporte de recursos para o desenvolvimento dos projetos, que, no caso de Roraima o valor do convênio gira em torno de R$ 200 mil, que serão utilizados para custear os gastos com logística das capacitações que terão início no mês de outubro, em Rorainópolis, município que faz parte do pólo Águas e Floresta da Linha do Equador.

Com Roraima mais presente no Mapa do Turismo, vai ser possível explorar o potencial turístico de acordo com as necessidades e características de cada localidade. Conforme Peixoto, as ações de governo e a vontade política contribuíram para este avanço.

“Em três anos tivemos um avanço significativo. O turismo é uma prioridade de governo. A nossa gestão foi a única que deu prioridade ao Turismo como geração de emprego e renda num curto espaço de tempo”, complementou.