Cotidiano

Vila Equador recebe serviços pela primeira vez

Na área da saúde, a ação leva atendimento médico nas mais diversas especialidades

A  Caravana do Povo, esteve na sexta-feira, dia 23, na Escola Estadual 1° de Maio, localizada na Vila do Equador no município de Rorainópolis. Esta foi a primeira vez que a ação foi realizada na localidade.

Moradora da região, a aposentada Maria Raimunda Machado, 79 anos, não se consultava com um especialista há mais de seis meses. Ela aproveitou a oportunidade para ir ao oftalmologista. “Estou muito feliz, pois fui muito bem atendida e assim que sai do consultório já pude escolher um modelo de óculos através da ótica do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse.

A copeira Francimara Bonfim de Brito, 28 anos, veio acompanhada do marido e das filhas. “Eu vim para me consultar com o ginecologista e trouxe minha família junto. Nós todos fomos muito bem atendidos, minha filha mais velha, de 12 anos, foi ao oftalmologista e teve sua primeira consulta com o ginecologista. Meu marido também foi ao oftalmologista”, declarou.

Francimara relatou ainda que o principal motivo de ter vindo a Caravana foi para trazer minha filha de 10 meses para se consultar com a pediatra. “Ela não está querendo se alimentar e quando passei no posto me disseram que a imunidade dela pode baixar e correr o risco de ficar suscetível a várias doenças, para que isso não acontecesse me aconselharam a procurar um especialista e médica foi muito atenciosa”, concluiu.

A caravana auxilia na diminuição da demanda para consultas no Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, em Rorainópolis. Os serviços trazem facilidade e comodidade para os moradores, pois não é necessário marcar consultas previamente. Os atendimentos diminuem também a demanda dos hospitais.

ESPECIALIDADES

Nesta edição a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) levou à população 12 médicos de diferentes especialidades para atender a população: dois urologistas (sendo um para ultrassonografia), um ultrassonografista, uma dermatologista, dois ginecologistas, uma pediatra, dois oftalmologistas, um neurologista, um otorrinolaringologista e um clínico geral.