Cotidiano

Vendas do comércio caem e empresas começam a demitir funcionários

Empresários e economistas avaliam que, apesar da proximidade do fim de ano, quando as vendas costumam alavancar, atual cenário é desanimador

O setor do comércio em Roraima sentiu, durante boa parte do ano, os reflexos da crise econômica que atinge o país. Apesar da proximidade de datas comemorativas de fim de ano, como o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro e o Natal, que acontece em dezembro, que costumam alavancar as vendas, as perspectivas sobre o atual cenário não são nada animadoras.

A reportagem da Folha ouviu o novo presidente da Associação Comercial de Roraima (Acirr), Joaquim Gonçalves, que assumiu o posto nessa semana após a morte do ex-presidente João Mêne. Segundo ele, as vendas no setor do comércio caíram em torno de 40% no mês de setembro. “Todos estão com as vendas baixas, é uma queda bem expressiva. Eu, por exemplo, já demiti quatro funcionários porque não conseguia pagar”, disse.

O economista Dorcílio de Souza avaliou que o comércio deve ter uma melhora nas vendas de fim de ano, inclusive com a contratação temporária de funcionários, mas que não será suficiente para superar os anos anteriores. “Vai haver uma melhora, só que não será na mesma proporção de 2013 e 2014. Naturalmente há o incentivo do comércio em datas comemorativas, mas o orçamento das famílias está muito comprometido, ou seja, o comércio irá melhorar, mas a economia não”, afirmou.