Cotidiano

Unidade entrará em funcionamento após higienização

O Hospital das Clínicas terá de passará por um processo completo de desinfecção e desintetização, atendendo às normas de segurança do Ministério da Saúde

Após ser aberto para visitação do público, o Hospital das Clínicas terá de passará por um processo completo de desinfecção e desintetização, atendendo às normas de segurança do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. A unidade entra em funcionamento depois de concluída a higienização.

 A medida busca garantir que os novos pacientes não sejam expostos a agentes potencialmente causadores de infecções hospitalares. O hospital terá um conceito novo no Estado, sendo uma retaguarda para o HGR (Hospital Geral de Roraima), pondo fim à superlotação causada por vários anos de poucos investimentos na criação de novos leitos.

Com um ambiente amplo, a unidade vai dispor de todo o suporte de uma estrutura hospitalar e uma completa equipe multidisciplinar, proporcionando um acolhimento de qualidade, para atender especificamente a clínica médica, diferentemente do HGR, que trabalha com média e alta complexidade e atende a todas as especialidades.

FUNCIONAMENTO – No momento, existem em Boa Vista duas unidades de Pronto Atendimento, que continuarão funcionando após a inauguração do Hospital das Clínicas. É para estas unidades que a população deve recorrer quando precisar de um atendimento de urgência. O Pronto Atendimento Cosme e Silva continua sendo referência para a Zona Oeste em atendimentos de urgência, assim como o Pronto Atendimento Airton Rocha, anexo ao HGR.

“O paciente entra no HGR e a conduta médica irá definir se há ou não a necessidade de que ele continue o tratamento no Hospital das Clínicas”, explicou a coordenadora geral de Urgência e Emergência, Helenira Macedo.

Nas unidades de Pronto Atendimento, a população recebe a assistência devida para sanar a crise. Se a situação necessitar de um acompanhamento mais complexo, o paciente fica na responsabilidade da equipe do HGR.  Ao ter o quadro estabilizado, ele poderá ser encaminhado para o Hospital de Clínicas, para dar continuidade ao tratamento. “Ou seja, será uma unidade de retaguarda clínica, específica para dar suporte ao HGR”, reforçou Helenira.

Os Prontos Atendimentos Cosme e Silva e Airton Rocha (HGR) devem ser procurados em casos como pressão e febre altas, fraturas, cortes graves, crises alérgicas, dores incontroláveis, ou seja, ocorrências graves, mas que ainda podem esperar. Para consultas de rotina, traumas leves e sintomas leves, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, entre outras situações menos graves, o paciente deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo.