Cotidiano

Transportes coletivos da Capital passam por nova fiscalização do Ipem

Ação vai verificar se os ônibus estão atendendo aos requisitos estabelecidos pelas regulamentações técnicas do Inmetro

O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima) por meio das Divisões de Qualidade e Fiscalização realiza nesta terça-feira, dia 4, a vistoria dos itens de segurança e acessibilidade dos veículos que realizam transporte coletivo dentro no município de Boa Vista. A ação acontece a partir das 8h30, no Terminal Urbano José Campanha Wanderley, localizado no Centro da cidade.

Conforme o diretor técnico do Ipem, Alfredo Gadelha, o objetivo é verificar se os veículos possuem os requisitos técnicos exigidos pelo Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia] para facilitar o acesso, total ou assistido, que dá prioridade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como, aos idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

“Serão verificados os símbolos que identificam, assinalam ou indicam o local, equipamento ou serviço habilitado ao uso de pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, como as plataformas elevatórias e rampas de acessibilidade, as quais garantem o conforto, segurança, facilidade e mobilidade a seus usuários, independentemente de idade, altura e capacidade física ou sensorial”, destacou Gadelha.

Durante a vistoria, também serão inspecionados cintos de segurança, extintores e demais acessórios. O processo de fiscalização dos veículos é realizado por meio de inspeção visual e de ensaios complementares, visando constatar os itens e selos atendem aos requisitos de segurança, estabelecidos nas regulamentações técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

A Divisão de Fiscalização também é responsável pela aferição dos cronotacógrafos, instrumento destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo.  “A verificação dos cronotacógrafos tem por finalidade assegurar que as medições realizadas pelo instrumento sejam confiáveis e estejam de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro, o que garante a segurança das pessoas que utilizam transporte coletivo para locomoção”, complementou diretor.

O Ipem é a instituição credenciada pelo Inmetro para realizar inspeções de segurança veicular, em atendimento às regulamentações técnicas do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, Conselho Nacional de Trânsito, Departamento Nacional de Trânsito, Conselho Nacional do Meio Ambiente e Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

“Em qualquer tempo as inspeções e vistorias nos veículos podem ser realizadas, e caso não atendam as exigências legais, a empresa é notificada e paga multa, podendo ser solicitada a retirada dos veículos de circulação, até que eles sejam aprovados em nova vistoria”, alertou Alfredo Gadelha.

O Ipem informou que está à disposição do cidadão pelo telefone 0800 280 9590 ou na Ouvidoria do Instituto, localizada na Avenida Surumu, 1719, bairro São Vicente.