Esporte

Torneios de categorias de base são as novidades do calendário da FRVA

Federação Roraimense de Voleibol (FRV), que divulgou o calendário de atividades do vôlei de praia e de quadra para este ano. Ao todo serão 21 competições disputadas entre os meses de abril e outubro, além da realização de seminário de voleibol em novembro.

Entre as modificações e novidades apresentadas pelo Departamento Técnico da FRF, estão a inclusão de torneios das categorias sub-14, sub-16 e sub-18, de vôlei de praia e de quadra, até então inéditas em anos anteriores. Além da I Copa Ozimar Alencar que acontece em agosto e será aberta a clubes filiados e não filiados e a inclusão do Festival de Minivoleibol para categorias de base que serão realizados nos meses de maio e setembro.

Segundo informou o diretor de Comunicação da FRV, Emerson Ricardo dos Santos Vieira, o calendário terá início no mês de abril com a realização do Campeonato Roraimense de Clubes Filiados (CRCF) na categoria Infanto. Ele informou que essa competição acontecia em anos anteriores no mês de outubro. “A mudança se deu para fortalecer equipes estudantis já visando os Jogos Escolares”, disse.

Outra mudança aconteceu em relação à Copa Macuxi que acontecia em março e agora será realizada em junho. Em agosto acontece o CRCF da categoria Juvenil que servira de treinamento para a Seleção Infanto que participará do Campeonato Brasileiro. Antes essa competição era disputada em junho.

Em outubro acontece o CRCF da categoria Adulto que antes era realizado em dezembro. “Algumas competições sofreram mudanças de datas apenas para se adequarem melhor a nossa realidade e de acordo com as competições nacionais”, disse. “No vôlei de praia reduzimos as etapas do Open para incentivar as competições independentes proporcionadas pelos próprios atletas”, frisou.