Cotidiano

Teatro Municipal recebe primeiro espetáculo

O Teatro Municipal de Boa Vista recebeu nesse sábado (17), o primeiro espetáculo nacional desde a sua inauguração. A Cia. carioca Centro Teatral Etc e Tal apresentou, pela primeira vez em Boa Vista, o espetáculo ‘João O Alfaiate – Um Herói Inusitado’. Com classificação livre e 50 minutos de duração, o espetáculo já reuniu mais de 6.000 espectadores por onde passou e, em Boa Vista, também foi sucesso de público. Na primeira noite de apresentação, 800 pessoas compareceram ao Teatro.

Sob direção de Álvaro Assad, esta montagem leva para o palco um clássico dos irmãos Grimm. Em cena, o trio de atores Álvaro Assad (Alfaiate), Marcio Moura (Rei) e Melissa Teles-Lôbo (Bobo da corte) esmiúça a história de um Alfaiate que esbraveja para o mundo sua valentia. A peça, voltada principalmente às crianças, conta com – além dos atores reais –bonecos e rica cenografia e figurinos, tendo sido indicada a cinco prêmios nacionais de teatro.

Em 24 anos de palco, pela primeira vez o trio contou com o estudo de visagismo, criado por Cleber de Oliveira, que transformou os atores através de recursos de maquiagem, cabelos e próteses. O cenário, um trabalho de produção artística de Raquel Theo, coloriu e formatou desenhos de Tarcísio Zanon pensados e elaborados exclusivamente para concepção do grupo dessa “caixa de costura” repleta de surpresas. As telas de fundo teatrais, que foram tradição nos teatros da década de 40, fazem parte do ambiente.

A peça conta com a direção e preparação mímica de Álvaro Assad e a trilha original de Joaquim de Paula, que pontua toda trama mesclando onomatopeias, efeitos sonoros e melodias compostas para o desenho de cena (como em desenhos animados), onde pontuam e coreografam a ação. Os figurinos de Flavio Souza desconstroem as figuras de cena do tradicional e mergulham no universo onírico de sobreposição de tons neutros que fazem os corpos dos atores saltarem das telas. O desenho de luz de Aurélio Oliosi ambienta a cena e abusa da metalinguagem, convidando o público a ficar atento ao jogo teatral.

Carolina Simões, funcionária pública, conferiu o espetáculo acompanhada da pequena Giovana, de 6 anos. “Esta é a primeira vez da minha filha em um grande teatro e estamos encantadas com toda a estrutura, pois é um local que nos chama a atenção por toda a beleza. A qualidade do espetáculo é indiscutível. Espero que, a partir de agora, possamos ter uma agenda repleta de grandes peças e shows”, destacou.

Teatro – O Teatro Municipal de Boa Vista é um prédio imponente e moderno, localizado na avenida Glaycon de Paiva, no bairro São Vicente. O espaço conta com sala de espetáculos com 1.100 lugares, Teatro Escola e espaço para exposições, pronto para receber espetáculos musicais, teatrais, de dança e outros movimentos culturais. É comparado a grandes teatros em cidades como Berlin, Paris, Londres, reconhecidas mundialmente como centros culturais.