Política

TRE realiza workshop para servidores dos cartórios eleitorais

Com o objetivo de capacitar os servidores dos Cartórios Eleitorais nos diversos Sistemas Informatizados utilizados no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), está sendo realizado um workshop até o dia 9 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala de treinamento da 1ª Zona Eleitoral, localizada na avenida Santos Dumont.

Durante os três primeiros dias, dois servidores do Tribunal Superior Eleitoral e uma servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) falaram especificamente sobre o Sistema ELO, utilizado pelas zonas para todas as operações referentes ao eleitor, votação, convocação de mesário entre outras.

A coordenadora de Sistemas Eleitorais do TRE-ES, Arlydia Astori, explicou que o workshop é importante porque os servidores novos têm a oportunidade de aprender como utilizar a ferramenta do dia a dia de trabalho deles e os servidores antigos têm a chance de relembrar algumas funcionalidades e ver outras que nunca usaram. “Existe ainda a troca de experiências de servidores de diferentes estados, pois verificamos a logística de um e outro. Apesar de serem estados distantes, existem situações regionais bastante parecidas”, disse.

Na análise do chefe de cartório da 2ª Zona Eleitoral, Ângelo Molina, é importante nivelar o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral roraimense em relação às novas regras estabelecidas pela minirreforma eleitoral de 2017, referentes aos atos preparatórios das eleições gerais de 2018. “É uma oportunidade para conhecermos novas funcionalidades do sistema Elo. Além do mais, este evento permite a troca de experiências entre os cartórios eleitorais do Estado”, comentou.

Para Marcelle Pinto, técnico judiciário da 4ª ZE, o workshop é de extrema importância para melhor preparar e capacitar os servidores da Justiça Eleitoral com o objetivo de prestar um serviço de qualidade. “É interessante também para conhecer, através dos outros servidores, a realidade das zonas dos municípios no interior no Estado e na capital. Conhecer bem as ferramentas dos sistemas eleitorais possibilitará realizar as eleições de 2018 da melhor forma possível”, enfatizou.

Segundo a diretora-geral do TRE-RR, Andréa Fernandes, com a recente nomeação de novos servidores efetivos designados para o interior, aumentou consideravelmente a demanda pelo suporte aos sistemas utilizados nos cartórios, como ELO, Filiação Partidária, SADP-WEB, SEI, INFODIP, entre outros.

“Quando ingressaram no Tribunal, esses servidores passaram apenas por uma fase de ambientação nas zonas eleitorais da capital, antes de assumirem suas funções. No entanto, o catálogo de serviços deste Regional contempla diversos aplicativos que requerem um mínimo de conhecimento por parte dos operadores e o volume de informações a ser adquirido é imenso. Por isso, foi extremamente importante a realização do workshop”, ressaltou Andréa, ao lembrar que dois servidores de cada zona eleitoral participaram da capacitação.