Cotidiano

Roraima tem a 3ª maior taxa de cobertura no Censo Agropecuário, diz IBGE

Estado visitou no primeiro mês 25,71% dos locais de pesquisa, segundo balanço parcial do instituto. Censo quer fazer mapa da atividade produtiva do país

Com 25,71% do total de estabelecimentos visitados somente nos primeiros 30 dias de coleta, Roraima está avançado em relação aos locais consultados a fim de levantar informações do Censo Agropecuário 2017. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a situação do estado é a terceira maior do Norte, ficando atrás somente do Amapá e de Rondônia.

O principal objetivo do Censo Agropecuário é fazer um mapa da atividade produtiva do país, visitando cada estabelecimento rural, seja pequeno ou grande, e levantar informações sobre plantio, cultivo, uso de tecnologias, empregos, renda, faturamento e tamanho de propriedades.

A coleta de informações segue até fevereiro de 2018, mas de acordo com o balanço parcial do IBGE, o Amapá lidera a cobertura na Região Norte, à frente de Rondônia (25,89%), Roraima (25,71%) e Acre (24,59%). A situação mais preocupante é do Amazonas, com 7,64%.

O instituto detalha que a pesquisa vai visitar propriedades em distritos e ilhas, inclusive locais na área urbana, desde que trabalhem com produção ou comércio agropecuário. Além do corpo técnico do IBGE, outras 42 pessoas foram contratadas temporariamente por meio de processo.

Os questionários estão dentro de um aplicativo desenvolvido para smartphones que serão usados durante o censo. O recenseador também vai fazer fotos que ajudem a localizar a propriedade.

Os números dos quais o Instituto se baseou para informar sobre a situação de coleta são referentes aos obtidos no último Censo Agropecuário, em 2007, porém a previsão desse ano estima a visita em mais de 6 mil estabelecimentos no Amapá e mais de 4,5 milhões em todo o Brasil.