Cotidiano

Quinze balanças são apreendidas durante Operação Peso Certo

A equipe técnica do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima (IPEM) realizou neste fim de semana a operação Peso Certo, com o objetivo de verificar se as balanças comerciais, utilizadas nas tradicionais feiras livres de Boa Vista, estão funcionando de acordo com as normas estabelecidas por lei.

A ação, que envolveu 14 técnicos de fiscalização e contou com o apoio da Polícia Militar, ocorreu nas feiras do Pintolândia e do Garimpeiro, com a finalidade de evitar que o consumidor seja lesado na hora da compra do peixe para a Semana Santa. Ao todo, 60 balanças foram vistoriadas nos dois locais de fiscalização, sendo que 15 foram apreendidas por não conterem o selo de certificação exigido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo o diretor técnico de Qualidade e Metrologia, Alfredo Gadelha, a ação deve garantir que o consumidor possa levar para casa o peixe e outros alimentos com o peso certo. “As verificações das balanças podem acontecer em qualquer período do ano. Porém, as ações foram intensificadas nesse período com o intuito de proteger os consumidores que buscam, nesta época do ano, as tradicionais feiras livres para fazerem as compras da Semana Santa”, explicou Gadelha.

Conforme o chefe da Divisão de Fiscalização, Joilson Magalhães, a operação foi bem aceita pelos feirantes e consumidores. “As balanças que foram encontradas com irregularidades foram apreendidas pela fiscalização e o proprietário do produto orientado a comprar novos instrumentos de trabalho, que estejam certificados e de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro”, explicou. Magalhães ressaltou que as balanças devem estar posicionadas corretamente e em local visível para que o comprador possa verificar os valores da compra.

O consumidor que achar que está sendo lesado, que tiver alguma dúvida ou quiser realizar denúncia pode ligar para a Ouvidoria do Ipem no número de telefone 0800 280 9590, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h.