Cotidiano

Prêmio 'Resposta para o Amanhã' recebe inscrições até esta segunda-feira, 14

A ação visa estimular o desenvolvimento de projetos que ajudem a melhorar a realidade das comunidades brasileiras

Alunos do Ensino Médio de escolas públicas do país tem até esta segunda-feira,14, para inscrever projetos para a quarta edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da empresa Sansung, que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e outras entidades. Na edição do ano passado, mais de 2.100 inscrições foram realizadas, envolvendo mais de 37 mil alunos, sob a orientação de aproximadamente 2.600 professores de todo o Brasil.

“É um programa de cidadania corporativa realizado em sete países da América Latina, e no Brasil, ele acontece já há quatro anos, sempre com o objetivo de estimular alunos e professores da rede pública de ensino a executar projetos que ajudem a desenvolver as comunidades onde vivem”, explicou o gerente de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina, Helvio Kanamaru.

Aberto para todos os Estado, o prêmio tem se firmado cada vez mais como uma das iniciativas mais bem sucedidas na difusão de práticas educativas com impactos positivos no dia a dia das cidades onde ocorre. 

“Uma coisa muito interessante do nosso prêmio é que, como a gente pede para as escolas conhecerem as comunidades onde estão inseridas, a iniciativa acaba tendo bastante aderência em municípios menores, que estão fora dos grandes centros urbanos, onde o professor tem uma relação muito diferente, muito mais pessoal com as pessoas. Isso nos permitiu conhecer projetos de diversas cidades do país inteiro, desde lá da Boca do Acre até de municípios menores do estado do Amazonas. Isso é muito interessante porque nos dá uma fotografia real do país que a gente vive e como as pessoas fazem para melhorar a qualidade de vida de sua comunidade”, destacou.

Segundo Kanamaru, para tornar a disputa mais democrática, dando oportunidade para todos os estados participem de igual para igual, o prêmio é dividido em duas etapas. Uma comissão julgadora, constituída por especialistas em educação, é responsável por selecionar os melhores trabalhos apresentados e todos os classificados recebem um certificado de participação no prêmio. Já os 25 projetos de destaque serão contemplados com um notebook para a escola e um selo de vencedor regional da edição do prêmio.

Para os cinco vencedores eleitos pelo público, um de cada região, será entregue o troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”. Já os cinco vencedores nacionais, selecionados pela banca julgadora, receberão dois notebooks Samsung, um para o professor e outro para o diretor, e tablets da marca para cada aluno da sala, além do troféu de Vencedor Nacional e medalha.

 

“A inscrição é feita pelo nosso site, que é www.respostasparaoamanha.com.br, e lá, o professor é quem faz o registro do projeto, e quanto mais alunos mobilizados, maior as chances da escola a qual esse processo trabalha ter trabalhos selecionados. Também no site, o aluno tem acesso a alguns conteúdos de apoio ao desenvolvimento de projetos. São temas relacionados a sustentabilidade ambiental, a desenvolvimento de projetos educativos, desenvolvimento de práticas educativas, entre outros assuntos”, salientou. 

Ainda segundo Kanamaru, a edição anterior teve record de participações de alunos inscritos, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste. Trabalhos de Roraima também foram inscritos, no entanto, ele espera que esse ano haja maior adesão por parte dos alunos daqui.

“As inscrições se encerram no dia 14 de agosto e estamos fazendo parcerias com os veículos de imprensa para reforçar essa participação, principalmente aproveitando o fato do retorno dos alunos após o período de férias escolares. Acho que é um bom momento para a gente conseguir fazer uma boa mobilização e talvez angariar mais projetos da região Norte e de Roraima, o que é bastante importante”, pontuou. 

 

SOBRE O PRÊMIO – Desenvolvido pela Sansung, o Prêmio Respostas para o Amanhã desafia os jovens e os educadores a realizarem projetos que demandam conhecimentos científicos, atreladas a soluções simples e criativas para melhorar o espaço onde vivem e contribuir para uma sociedade mais sustentável. 

Além do Brasil, o prêmio é realizado também na Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana. No país, a iniciativa conta com a coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e o apoio de entidades como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca). (M.L)