Cotidiano

Prefeitura pagará aluguel e alimentação de venezuelanos; Veja em 360 graus

Proposta foi apresentada juntamente com várias medidas de um plano de ação para auxiliar a crise migratório de venezuelanos em Roraima

Depois de apresentar a nove ministros do governo federal, em Brasília, uma proposta de plano de trabalho como solução para a problemática de migração desordenada de venezuelanos em Roraima, a Prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), anunciou uma série de medidas para controle e auxílio aos estrangeiros.

Entre as principais medidas anunciadas em coletiva de imprensa no Palácio 9 de julho, na manhã de hoje, 24, estão a doação de um aluguel solidário e alimentação para milhares de venezuelanos não –índios que vivem em Boa Vista.  

A ideia, que começará a valer a partir do dia 12 de setembro e será custeada pelo governo federal, é repassar o valor dos alugueis entre R$ 700 e R$ 1.200 a imobiliárias que concederão residências a famílias de até sete pessoas.

Segundo a prefeita, ainda não há um cálculo para saber quantos estrangeiros devem ser beneficiados. “Não sabemos a quantidade de pessoas, mas está aberto e eles estão esperando tanto a relação das pessoas dos aluguéis solidários como a das pessoas que queiram sair de Boa Vista”, disse.

Além disso, foram discutidos também durante a coletiva o controle do fluxo de entrada dos migrantes com a exigência de apresentação de carteira de vacina na fronteira entre Brasil e Venezuela, em Pacaraima.

A recepção dos venezuelanos na fronteira com a implantação de um posto de recepção e triagem com a montagem de uma estrutura do pelotão de fronteira do Exército Brasileiro em Pacaraima foi outro tema abordado, assim como o Centro de Acolhimento em Boa Vista, que funcionará no prédio do antigo terminal do Caimbé.

Um acordo com a Força Área Brasileira (FAB) também foi fechado, com a disponibilização de um avião para levar os venezuelanos que não quiserem permanecer em Roraima a outros Estados, como São Paulo, que já tem um centro de acolhimento a estrangeiros.

Desde ontem, 23, a Prefeitura também iniciou um recenseamento para determinar o número de habitantes venezuelanos na Capital. Somente no primeiro dia e em apenas um ponto de Boa Vista, mais de 90 famílias foram cadastradas.

Veja a foto 360 graus:

Matéria completa na edição impressa desta sexta-feira, 25.