Cotidiano

Posto de saúde fecha e deixa moradores do Cantá sem atendimento

A Prefeitura Municipal de Cantá, disse que providenciou para que a unidade funcionasse das 07h as 18h ininterruptamente

O fechamento do posto de saúde Sebastião Rodrigues, localizado no município do Cantá, região Centro-Leste de Roraima, pegou os moradores de surpresa na manhã deste sábado, 25. Sem médicos ou enfermeiros na unidade, pacientes que necessitavam realizar exames ou fazer curativos ficaram sem atendimento.

A denúncia foi feita por um morador, Kalel Alves, que precisou levar o tio para cuidar dos ferimentos causados por um acidente de trânsito. “Ele precisa fazer a limpeza e o curativo todos os dias. Fomos ontem pela manhã e usaram a última atadura, mas de tarde não tinha mais e pediram para que voltássemos hoje”, disse.

Segundo ele, a unidade de saúde deveria abrir de segunda a sábado, mas isso não ocorre. “Fui pela manhã ao posto e tomei um susto quando vi tudo fechado. Não tinha ninguém nem para dar informação. É um descaso com a população”, reclamou.

PREFEITURA- Em nota, a Prefeitura do Cantá informou que o Posto de Saúde Sebastião Rodrigues é uma Unidade Básica de Saúde da Família e como tal o horário de  funcionamento regulamentado pelo Ministério da Saúde – MS, é de segunda a sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

“Devido ao período de Carnaval, a Prefeitura Municipal de Cantá, por meio da Secretaria Municipal  de Saúde, providenciou para que a unidade funcionasse das 07h as 18h ininterruptamente. O atendimento no PS está sendo monitorado pela  Secretária de Saúde, Lourdes Andrade” disse a nota. 

Segundo a prefeitura, atendimentos de média e alta complexidade deverão  ser deslocados até o Hospital Geral em Boa Vista, por meio do SAMU.