Cotidiano

Policial Militar é investigado em operação da PF: Ouça áudio

Além de busca e apreensão e prisão dos envolvidos, o policial militar foi afastado das funções na fronteira e teve sua carteira e arma apreendidas

 Polícia Federal em Roraima deflagrou a Operação “A MÁQUINA”, na manhã desta terça-feira, 18, para desmantelar associação criminosa investigada por atuação em crimes de contrabando, consistente na importação de mercadorias ilícitas da República Cooperativista da Guiana.

Estão sendo cumpridos um Mandado de Prisão contra o chefe da associação criminosa, cinco Mandados de Busca e Apreensão em domicílios de investigados em Boa Vista e Bonfim/RR, um Mandado de Afastamento de um Policial Militar de Roraima, que atuava no município fronteiriço de Bonfim com apreensão da sua arma e identidade funcional. A Polícia Militar está participando da deflagração da operação policial.

A investigação apurou que o investigado preso preventivamente chefiava a associação, repassando as ordens aos demais; o investigado Policial Militar dava informações sigilosas para os demais sobre horários de patrulha, escala e localização das viaturas; duas investigadas atuavam em Bonfim/RR fornecendo informações e outro investigado agia como transportador da mercadoria ilícita.

As investigações continuam, com análise do material apreendido em confronto com os interrogatórios e indiciamentos dos investigados.

Os mandados foram deferidos pela Justiça Federal em Roraima após representação em Inquérito Policial instaurado em agosto de 2016. Os crimes investigados – art. 288 e 334-A do Código Penal e art. 326 do Código Penal Militar – têm pena de até 11 anos de prisão.

Confira o aúdio da entrevista com o delegado Alan Robson sobre a operação:

OPERAÇÃO- O nome da operação remete ao jargão “come a máquina”, utilizado pelo investigado chefe da associação criminosa, que foi preso preventivamente na operação, quando determinava aos demais investigados o início do cometimento dos ilícitos transfronteiriços.