Cotidiano

Personalidades e autoridades reecebem medalha Forte São Joaquim

Alusiva a comemoração do aniversário do Estado, a honraria é dada aos cidadãos que desempenham relevantes serviços para a sociedade

Personalidades públicas e autoridades civis e militares foram agraciadas na manhã deSta quinta-feira, 05, com a entrega da Medalha Forte São Joaquim, honraria dada a todos aqueles que prestam ou prestaram serviços relevantes para a sociedade. Alusiva ao aniversário de 29 anos de Roraima, a solenidade foi realizada no salão nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

Na ocasião, foram agraciadas com a medalha, o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), general Gustavo Dutra; o deputado estadual do Partido Progressista (PP) e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Brito Bezerra; o médico Willian Jorge Fernandes Neves; o pecuarista José Mendes Brito; e o advogado Antônio Oneildo Ferreira. 

OUTROS AGRACIADOS – Também foram agraciados com a honraria o economista e radialista da Rádio Folha AM 1020, Getúlio Cruz, que não pode comparecer a solenidade por motivos de força maior; a presidente da Associação Clube de Mães Anjos de Luz, Maria das Dores Silva, que não compareceu ao ato devido à internação da filha; e do cidadão pioneiro do Estado, Joaquim Corrêa de Melo, que por estar com 96 anos, receberá a medalha em sua residência.

ORDEM DO MÉRITO – A Ordem do Mérito Forte São Joaquim foi instituída em 20 de março de 1990, por meio do Decreto Estadual nº 308. Recebeu este nome devido ao Forte São Joaquim ser o marco inicial do povoamento e efetivo desenvolvimento do território mais ao Norte do Brasil, resultando no surgimento do Estado de Roraima.

Segundo o decreto, a Ordem do Mérito Forte São Joaquim é constituída de cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. No caso do Grã-Mestre da Ordem do Mérito Forte São Joaquim, o posto é ocupado pelo chefe de Estado, nesse caso, a governadora Suely Campos, assistida por um conselho que é presidido por um Chanceler. 

Com informações do repórter Minervaldo Lopes.