Cotidiano

Mais de cem casos de sarampo foram notificados

Ao todo, 103 casos suspeitos de sarampo foram notificados, sendo 74 casos em Boa Vista

Ao todo, 103 casos suspeitos de sarampo foram notificados, sendo 74 casos em Boa Vista, 28 casos pelo município de Pacaraima e 1 pelo município de Cantá.

Destes, 28 foram confirmados, sendo 17 (61%) são do sexo masculino, com faixa etária variando de 6 meses a 33 anos, 25 (89%) casos são procedentes da Venezuela, e 3 (11%) são brasileiros. Entre os venezuelanos, 16 (57%) casos residem em abrigos e 9 (36%) são indígenas.

Entre os casos confirmados, 9 (32%) foram hospitalizados, devido as suas condições sociais (moradores de abrigo e rua), e 4 (44%) casos pelo agravamento do quadro clinico. Foi confirmado um óbito por sarampo e um segundo óbito encontra-se em investigação.

A coleta de material biológico foi realizada para todos os casos (sangue, swab naso e orofaringe, urina) e encaminhados ao Lacen/RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima).

Até o momento, 14 casos apresentaram sorologia IgM Reagente para sarampo com PCR positivo e identificação do genótipo D8, o mesmo identificado na Venezuela em 2017, exame este realizado pelo Laboratório de Referência Nacional (Fiocruz/RJ).

Imunização

Entre as atividades desenvolvidas, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou uma série de ações entre elas,no período de 13 a 23 de fevereiro, foram administradas 2.789 doses nas ações de bloqueio e intensificação vacinal, pelas equipes das vigilâncias municipal e estadual.

Além, disso, foi realizada a vacina nos abrigos de Pintolândia (vigilância epidemiológica estadual) e Tancredo Neves (vigilância epidemiológica municipal). Foi acordado com o município de Boa Vista a realização de vacinação em pontos estratégicos.

Também ocorreu em estrangeiros presentes no Posto da Polícia Federal. Foram vacinados 169 estrangeiros e 09 funcionários da Polícia Federal.

A ação contou com apoio do PNI (Programa Nacional de Imunizações) a equipe estadual e municipal sobre aspectos operacionais e técnicos para realização da Campanha vacinal contra o Sarampo.

“Vacinação contínua pela vigilância municipal em pontos estratégicos do município de Boa Vista, integração da vigilância municipal com a equipe de saúde da família e também foi iniciada campanha de vacinação contra o sarampo, no dia 10/03, em todo o estado de Roraima” informou a Sesau

Seguem abaixo resultados preliminares da campanha de vacinação contra o sarampo:

Dados preliminares dos 15 municípios do Estado, até 16 de março às 17 horas, mostram, que:

32.825 pessoas compareceram aos postos de vacinação e destas:

13.486 (41,03%) das pessoas com esquema vacinal completo

14.780 (45,08%) não comprovaram a situação vacinal ou estavam não vacinados

4.559 (13,89%) estavam com esquema vacinal incompleto.

Foram informadas 19.287 doses de vacinas aplicadas o que corresponde a 59,5% dos compareceram aos postos de vacinação, sendo:

13.492 doses (70%) foram aplicadas na capital Boa Vista, das quais 10.944 doses procedentes dos postos de vacinação do município e 2.548 doses procedentes de postos de vacinação instalados pela Secretaria de Estado da Saúde em pontos estratégicos da capital.

Das 19.287 doses informadas, há informações sobre a faixa etária da vacinação para 8.736 doses mostrando que houve concentração nos grupos de idade entre 20 e 29 anos (24,9%) e no grupo de 30 a 49 anos de idade (29,7%).

Cabe ressaltar que a vacinação continua nos postos de vacinação fixos e volantes nos distintos municípios, em zonas rurais, áreas de difícil acesso, e em instituições.

Destaca-se, que por tratar-se de uma vacinação seletiva, não há meta estabelecida para alcance da população. Entretanto, esforços devem ser envidados para o cumprimento das ações programadas e consequente êxito da vacinação.