Os números apontam um saldo positivo de atendimentos promovidos pelo Procon Assembleia neste primeiro semestre de 2017. No setor de conciliação, por exemplo, das 159 audiências realizadas, 129 resultaram em acordos, o que representa 81% dos casos solucionados a favor do consumidor.
“São números importantes e que demonstram a relevância do serviço prestado pelo Procon Assembleia. Esses casos que resultaram em conciliação são aqueles que não foram resolvidos imediatamente no atendimento, por serem mais complexos, com a necessidade de se realizar audiências convocando o fornecedor para que, frente à frente com o consumidor, e um conciliador, buscassem o entendimento”, disse o presidente do Procon Assembleia, deputado Coronel Gerson Chagas (PRTB).
No entendimento do parlamentar, esse saldo positivo é resultado de um conjunto de ações que fortaleceram ainda mais o órgão de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa. Coronel Chagas citou como exemplo as novas instalações do Procon e todo o aparato para melhorar o atendimento, além da grande demanda.
“O Procon Assembleia está com uma nova sede, mais ampla e com mais recursos para atender o cidadão. Está bem instalado, no Centro da cidade, com equipamentos, telefone, computadores, sistemas de controle de processo e uma equipe de servidores especializada em Direito do Consumidor”, ressaltou o presidente, ao salientar que a mudança de sede ocorreu em razão da grande demanda dos consumidores, que tornou pequeno o espaço do Procon, que funcionava nas dependências na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR).
O setor jurídico do Procon realizou também 159 notificações e nove autos de autuação com resposta imediata dos fornecedores, que atenderam todas as pendências estabelecidas pelo Procon no documento de autuação.
“O Procon recentemente começou a dar um atendimento na questão da renegociação de dívidas com empresas que fazem empréstimos, onde o cidadão chega em um ponto que não consegue mais pagar a prestação. O Procon está analisando cada caso, e verificando aqueles em que há juros exorbitantes ou mesmo não sendo assim, buscando uma conciliação entre as partes. Na última semana foram dez casos que chegaram ao Procon e que foram resolvidos”, ressaltou deputado Coronel Chagas.
No total foram realizados 581 atendimentos nesses seis meses, com 85% dos casos solucionados pelos servidores. “O Procon deu uma resposta rápida ao cidadão que comprou um bem, um serviço e que não foi prestado da maneira devida. São números importantes que com certeza auxiliam a sociedade roraimense”, reforçou o parlamentar.
Neste semestre o Procon recebeu também muitas demandas relativas à empréstimos financeiros feitos à rede oficial de banco e também nas empresas credenciadas para atuar no setor. Nos casos analisados houve redução de 60% dos juros exorbitantes, além de parcelamento do restante da dívida.
Diante dos números positivos, a expectativa do presidente do Procon é que neste segundo semestre o órgão de defesa do consumidor seja ainda mais atuante, inclusive no interior do Estado. “Nossa expectativa é que a gente possa cada vez mais prestar um serviço de melhor qualidade. Já estamos com um Núcleo Avançado da Assembleia no município de Alto Alegre e é de interesse da Mesa Diretora desta Casa, estender uma unidade também na cidade do Bonfim, onde serão disponibilizados serviços do Procon, do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Escola do Legislativo e do Programa Abrindo Caminhos. Aonde esse Núcleo da Assembleia for, terá um Procon à disposição da população”, anunciou Coronel Chagas, ao enfatizar que a meta da Mesa Diretora é levar esse Núcleo para todos os demais municípios.