Cotidiano

Licitações eram feitas pelas empresas em desvio milionário das prefeituras, diz PF

Processos fraudulentos desviaram mais de R$ 50 milhões das secretarias municipais de saúde e de educação de 11 municípios de Roraima

A operação Libertatem III, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira, 05, apurou indícios de desvios de aproximadamente R$ 50 milhões de reais em licitações fraudulentas das secretarias municipais de saúde e de educação de 11 municípios de Roraima.

Segundo as investigações, o modus operandi do desvio era similar na maioria dos municípios investigados, por meio de montagem fraudulenta de processos licitatórios, falsificação de documentos, fraude na licitação e corrupção de servidores públicos.

Conforme a PF, as fraudes eram tão gritantes que, em alguns municípios, as próprias empresas vencedoras das licitações eram responsáveis pela montagem dos processos.

“Nós descobrimos que os processos eram maquiados e montados para dar aparência de licitude. A grande maioria dos processos era montado em um escritório de contabilidade que chamamos de escritório do crime”, disse o delegado responsável pela operação, Allan Robson.

São investigados servidores públicos, ex-prefeitos de dez municípios e empresários. Em Normandia, na região Nordeste de Roraima, mais de 300 processos licitatórios foram encontrados na casa do ex-gestor.

Os investigados responderão por crimes de fraude à licitação, corrupção, associação e organização criminosa. As investigações continuam e avançam para desvios de recursos públicos atuais.