Cotidiano

Justiça inocenta pela terceira vez PM acusado na Operação Bastilha

Este é o terceiro julgamento de Sidão. Ele também foi inocentado em outros dois

O tenente-coronel da Polícia Militar, Sydney Silva dos Santos, foi inocentado por unanimidade nesta terça-feira, 31, no Tribunal do Júri, dentro de mais um dos processos da Operação Bastilha, deflagrada em 2008 pela Polícia Federal e Ministério Público de Roraima (MPRR).

Sidão foi preso à época quando era diretor do sistema prisional acusado pelo Ministério Público de acobertar maus-tratos e assassinatos ocorridos na PAMC (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), zona Rural da Capital, supostamente cometidos por outros presos.

Os advogados de defesa do tenente-coronel, Mauro Castro e Igor Lyniker convenceram os jurados de que a morte de Mário Gomes Feitosa, vulgo “Velhinho”, assassinado enforcado dentro do presídio não ocorreu a mando do coronel, assim como conseguiram fazer nos casos dos presos Vander Medeiros dos Santos e Josenat Souza dos Prazeres, dos quais o coronel foi inocentado em juris anteriores.

A defesa também contestou a denúncia do Ministério Público que imputa a culpa das mortes ao Coronel Sidney quando, na verdade, quem deveria realmente ser responsabilizado era o Poder Público como um todo. O tenente-coronel Sidney Santos, foi chamado da reserva remunerada para atuar no comando do BPChoque, uma tropa especializada que atua nos presídios e policiamento de rua.