Cotidiano

Instituto de Música abre inscrições para banda infanto-juvenil e coral

O Instituto Boa Vista de Música (IBVM), que desenvolve projetos socioculturais em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, está com inscrições abertas para crianças e adolescentes de 07 a 18 anos que desejam aprender instrumentos musicais e que queiram participar do coral. São quase 100 vagas disponibilizadas em várias modalidades.

As inscrições podem ser feitas na Vila Olímpica Roberto Marinho, localizado no bairro Olímpico, e na sede do Projeto Crescer, localizado no bairro Pintolândia, ambos na zona oeste. As aulas são gratuitas e não é necessário pagamento de taxa de inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (95) 3625-5651.

As vagas ofertadas são para canto coral (50 vagas), flauta doce (35) e para a banda infanto-juvenil, sendo duas para trombone, duas para trompete e quatro para clarinete. Os alunos receberão aulas de teoria musical, ao mesmo tempo em que estudam seus instrumentos escolhidos.

A banda infanto-juvenil foi criada em 1981, sendo oficializada nove anos depois, e desde 2005 compõe os projetos do IBVM. Conta com instrumentistas de diversos naipes, como flauta, clarinete, saxofone alto e tenor, trompete, trombone, teclado, trompa, baixo, teclado, guitarra, bateria, entre outros. O grupo interpreta diversos estilos musicais, variando do popular ao erudito.

Já o grupo coral foi criado recentemente e tem também o objetivo de instruir os jovens na cultura da música, com repertório variado. Os projetos do IBVM visam o desenvolvimento social e artístico da criança, pois trabalham as funções cognitivas por meio da música.

“A atividade musical é um grande reforço para o desenvolvimento social e intelectual, tanto da criança quanto do jovem. No início, eles começam apenas por entretenimento, pelo simples fato de tocar alguma música. Mas depois eles vão se aprofundando na música, e vão compreendendo a dimensão daquilo que eles estão fazendo”, explica Débora Morais, diretora administrativa do IBVM.

O IBVM – Fundado em setembro de 2005, o Instituto Boa Vista de Música vem se fortalecendo por meio dos projetos desenvolvidos na comunidade. Conta com 31 professores qualificados em diversas áreas musicais que dão o apoio para os projetos sociais desenvolvidos pela instituição, como Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, Orquestra Sinfônica, Orquestra de Violões, Orquestra de Flautas e Musicalização, Orquestra Experimental, Banda Municipal e Banda Realce.