Polícia

'Instinto de proteção falou mais alto', diz PRF que reagiu à assalto

Policial estava na lanchonete com uma amiga quando dupla anunciou o assalto.

O Policial Rodoviário Federal que reagiu ao assalto a uma lanchonete e atirou contra os dois criminosos falou sobre os momentos de tensão que viveu.

O assalto ocorreu na rua Barão de Rio Branco, no bairro São Pedro, a menos de 500 metros da casa da governadora Suely Campos.

O PRF estava com uma amiga quando a dupla de bandidos entrou e anunciou o roubo, na noite do último domingo, dia 18.

Em entrevista à Folhaweb, o policial que não quis ser identificado, afirma que agiu por instinto.

“Quando eles anunciaram o assalto eu tinha milésimos de segundo para tomar uma atitude. Então, institivamente a gente age tanto para proteger a nossa vida como de todos que estavam ali naquele momento. Foi uma questão de proteção, uma ação para acabar com a atitude deles e evitar que as pessoas fossem assaltadas e feridas”

Toda a ação foi registrada pelo circuito de monitoramento da lanchonete. As imagens mostram quando um dos ladrões aponta a arma para as vítimas. Em seguida, o policial reage e eles fogem.

“Ação legítima”

Um especialista em segurança pública ouvido pela Folhaweb defende a atitude do policial.

“Ele agiu no estrito cumprimento do dever legal porque ele é um policial 24 horas. O PRF usou o método de proteção da sua própria vida e de terceiros, no caso os frequentadores do local, uma ação perfeitamente legítima. Se você prestar bem atenção no vídeo, o bandido vem direto nele, e meio que percebe que ele vai reagir, porém muda o foco pra acompanhante do policial. Foi o momento crucial para ele reagir. Talvez ele não estivesse vivo hoje se não tivesse reagido e o cara o tivesse revistado e descoberto que se tratava de um agente da segurança pública” afirmou pedindo também para não ser indetificado.

Para ele, a vida policial é diferente, e mesmo preparado para ações desse tipo, no momento em que ocorrem as reações são individuais.

“Você sendo uma pessoa comum pode até não reagir mas a sua vida não está 100% segura que será poupada. Agora um policial é quase certeza que, se for descoberto, será morto na frente de todos. Então ele fez o certo, pela vida dele e pela vida dos que estavam ali naquele momento. Poderia ter neutralizado algum dos assaltantes, mas só em sair com a vida dele esse policial foi o vitorioso nesta noite” concluiu.