Cotidiano

Indígenas ocupam área ao lado da Feira do Produtor

Um grupo de indígenas da etnia Yanomami começou a armar redes na área localizada entre o Viaduto Pery Lago e a Feira do Produtor, situada no bairro São Vicente, zona Sul da Capital. A ocupação foi percebida por populares na quinta-feira, 8. Na manhã de ontem, 9, havia cerca de dez redes armadas, sacolas e garrafas no chão. Para os vendedores da região, os indígenas devem ser retirados o quanto antes.

O autônomo Raimundo Bezerra foi um dos que demonstrou preocupação em relação a presença do grupo. Conforme relato, não é a primeira vez que indígenas se deslocam das comunidades em direção à Capital. O autônomo contou que, da última vez que o local foi ocupado por grupos, diversas brigas e confusões aconteceram, tanto entre os próprios indígenas, quanto com quem passava por eles.

Ainda lembrando-se da última ocupação, o autônomo contou que passados alguns dias os indígenas começaram a pedir dinheiro nas ruas para comprar comida e cachaça. No entanto, ao ingerir a bebida alcoólica, o comportamento dos indígenas mudava. “Eles brigavam entre si e era feio, não ligavam pro sangue. Depois começaram a tacar pedra nos carros que passavam e a mexer com as mulheres que iam pra feira”, explicou.

Bezerra ressaltou que não entende o motivo da vinda dos indígenas, mas espera que a Fundação Nacional do Índio (Funai) retire o grupo do local, a fim de prevenir algum tipo de confusão. Uma ambulante venezuelana, que preferiu não se identificar, contou que foi abordada por um dos indígenas. “Não entendi o que ele falou e achei melhor sair de perto. Fiquei com medo”, disse.

Em Caracaraí, região Sul do Estado, populares também flagraram um grupo de indígenas armando redes em uma estrutura abandonada. Um servidor público, que preferiu não ser identificado, contou que outros grupos de indígenas estão a caminho da Capital. “Eu tava voltando de Mucajaí pra Capital essa semana e passei por um grupo deles na estrada. Eles estão vindo pra cá, eu só não sei o porquê”, pontuou.

FUNAI – A equipe entrou em contato com a Funai para falar sobre a situação e foi informada que o posicionamento deve ser dado na semana que vem, tendo em vista que a demanda foi enviada à Coordenadoria Regional, responsável pela resposta. (A.G.G)