Cotidiano

IFRR desenvolve apostila com passo a passo de instalação de placas solares

Projeto visa garantir acesso mais rápido e fácil das pessoas que desejam ter um modo diferente de produzir energia, principalmente, em razão das dificuldades de distribuição enfrentadas no Estado

Diante das constantes interrupções de energias e da insegurança energética vivida pelo Estado, algumas instituições públicas e privadas começaram a buscar modos alternativos de energia, como a solar e eólica. O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por exemplo, já desenvolve projetos desde 2015 e vem ampliando o alcance ao longo dos anos, agora, com um novo projeto que visa a divulgação de uma apostila que ensina o passo a passo para instalação de placas solares.

O professor Paulo Soares, responsável pelo andamento dos projetos e instalação dos equipamentos, informou que o novo plano tem o objetivo de garantir um acesso mais rápido da população à energia alternativa, parecido com o que já acontece em outros cantos do mundo.

“Nós queremos universalizar o processo de energia alternativa, no estilo ‘faça você mesmo’. Estamos desenvolvendo uma apostila, bem simplificada, similar ao modelo que já existe na Europa. Aonde você compra o seu kit e você mesmo monta com toda a segurança. A questão é universalizar. É tão simples!”, informa Soares.

A previsão é que o novo projeto alcance o maior número de pessoas possível. Aquelas que queiram se inserir no processo de energia alternativa, sem descriminação em relação ao nível de escolaridade e pouco conhecimento dos termos de energia solar, e que possam achar que instalar um kit em casa é um ‘bicho de sete cabeças’.

No momento, o projeto ainda está em fase de estudo pela equipe do IFRR e não há previsão de quando será finalizado. Agora, conforme o professor, acontece a fase de adequação dos projetos para as características do Estado, já que Roraima possui uma incidência solar muito mais alta que muitos outras localidades.

“Nós temos um dos melhores índices solares do país. Isso vai reduzir custos para quem quiser obter esse modo alternativo de energia, já que temos horas a mais de insolação do que os outros estados”, reforça o professor.

EM ANDAMENTO – Além disso, o IFRR mantém ainda a instalação de painéis solares na Comunidade Truaru e nos campus do instituto em Boa Vista, em Amajari e Novo Paraíso. Nessas três localidades foram instalados os painéis no sistema ‘on-grid’. O sistema on-grid significa que o sistema é feito em parceria, já que está ligado à rede de energia elétrica. Desta forma, os raios solares são captados e transformados em energia elétrica por um inversor e podem gerar descontos nas contas de energia.

Nos demais, os kits didáticos instalados no campus Boa Vista, estão no sistema off-grid, ou seja, de sistema isolado, com uso de bateria e com placas diferenciadas, sem ligar à rede de distribuição de energia. Esse tipo de medida é mais adotado para locais distantes e de difícil acesso, como fazendas e sítios no interior, onde a ligação com as distribuidoras de energia normalmente é mais complicado.