Cotidiano

Homicídio no trânsito estará em discussão durante júri simulado

30 alunos do oitavo semestre do curso de Direito estarão envolvidos diretamente, divididos entre defesa e acusação

O homicídio na direção de veículo estará em discussão durante a realização de um júri simulado organizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Estácio da Amazônia, neste sábado, dia 29, a partir das 10 horas, no auditório da instituição.

O professor Antonio Baraúna, que coordena o NPJ, explica que 30 alunos do oitavo semestre do curso de Direito estarão envolvidos diretamente, divididos entre defesa e acusação. O caso em discussão trata de um tema sempre atual: o homicídio cometido na direção de veículos sob a influência de álcool. “Falando em linguagem leiga, será julgado se o caso foi acidente ou homicídio”, explicou.

Os alunos, inclusive de outros cursos, podem se inscrever no SIA (Sistema de Informações Acadêmicas), e participar. Os debates vão girar em torno de um caso real, já julgado e sentenciado. Quatro advogados orientadores acompanham toda a atividade. A participação dos alunos em atividades práticas como o júri simulado, ressalta o professor, ajuda diretamente na formação dos futuros profissionais.

“Podemos elencar diversos aspectos relevantes. Destacamos o fato de o aluno ter contato direto com um processo real, pois lhe é disponibilizada uma cópia integral de todo o processo real, assim, pode aprender a manusear o processo em busca de fundamentos para sustentar suas teses (tanto de defesa quanto de acusação). Também o desenvolvimento da oralidade: a oratória, a dialética, o poder de argumentação e convencimento são exercitados e desenvolvidos durante essa atividade, pois o aluno deverá fazer a defesa de sua tese como em um júri real, com sustentação oral, e direito à réplica e tréplica”, analisou.

Outro fator importante nessa atividade, salientou Antonio Baraúna, é que o aluno, exercitando em um ambiente controlado, tem a oportunidade de superar sua insegurança, timidez, medo de falar em público, se tornando mais preparado para sua futura atuação profissional.