Cotidiano

Hemocentro abre nesta sexta-feira para reforçar o estoque

Unidade estará de portas-abertas das 07h30 às 13h para receber doações

Para garantir bolsas de sangue para casos de emergência durante o feriado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) estará de portas abertas nesta sexta-feira, 8, das 07h30 às 13h, para receber doações. Os tipos em baixa no estoque são: A- e O-, porém todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

A demanda no Hemoraima costuma aumentar durante os feriados. A demanda de cirurgias de emergência nos hospitais também é elevada, e o procedimento necessita de bolsas de sangue para ser realizado. Em contrapartida, o número de doadores cai, pois, a população aproveita o feriado para viajar.

Conforme a assistente social do Hemocentro, Edna Félix, em função disso, o Hemocentro convida a todos que estiverem na cidade nesta sexta-feira para ajudarem a reforçar o estoque de bolsas de sangue para os próximos dias. “É um gesto simples para quem doa, mas muito importante para quem recebe. A unidade estará de portas abertas para receber os doadores”.

A unidade está localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3.418, bairro Aeroporto (próximo ao HGR).

 

Saiba quem pode doar

A pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. No ato, o doador precisa apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial válido em todo o território Nacional.

A doação não pode ocorrer em jejum e requer repouso mínimo de seis horas na noite anterior ao ato. O doador tem que evitar cigarro por pelo menos duas horas antes e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, além de evitar ingerir alimentos gordurosos.