Polícia

Faccionados são presos em boca de fumo

No começo da noite da terça-feira, dia 3, uma quadrilha, composta por membros de uma organização criminosa,

No começo da noite da terça-feira, dia 3, uma quadrilha, composta por membros de uma organização criminosa, foi presa no bairro Jardim Primavera, zona oeste de Boa Vista. O local servia como ponto de encontro do crime organizado, onde também eram comercializados entorpecentes, além de estar sendo usado como abrigo para foragidos da Justiça e do Sistema Prisional. Drogas, dinheiro, eletrônicos e uma moto foram apreendidos na ação policial.

Na abordagem, cinco homens foram presos: S.G. de V.C., M.N.M., J.A. de A., J.B.U. do N., e o albergado José Alberto Pereira de Araújo. A ação conjunta foi realizada pelas equipes da Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Dicap/Sejuc), do 5º Distrito Policial, Departamento de Informação e Inteligência e Velado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Roraima (PMRR).

Os policiais chegaram aos criminosos depois de receberem informações de que os integrantes de uma facção criminosa estavam alojados na casa de um indivíduo conhecido vulgarmente como “Matemático”, preso há dois dias por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O local era ponto de encontro para planejamento dos crimes.
A Polícia notou que, após a prisão de “Matemático”, outros criminosos teriam assumido a responsabilidade pela residência. Outro fato que foi levantado é que na noite da segunda-feira, 2, a mesma quadrilha teria executado um indivíduo conhecido pela alcunha de “Chicó”, acusado de ser o delator de “Matemático”, motivo pelo qual o líder foi preso.

Apesar das informações, não foi encontrado nenhum indício de que o homicídio realmente aconteceu. Durante o monitoramento da casa, constatou-se a possível venda de drogas, uma vez que havia uma movimentação no local. Os policiais realizaram a abordagem no momento em que os criminosos estavam reunidos no quintal da residência. De imediato foram localizadas duas porções de substância aparentando ser pasta-base de cocaína. No cerco, um dos criminosos conseguiu fugir, mas foi capturado logo em seguida por populares. Ele sofreu agressões que resultaram em alguns hematomas pelo rosto e pelo corpo.

Dentro do imóvel, os policiais iniciaram uma varredura e conseguiram encontrar dois invólucros contendo pasta-base de cocaína. No primeiro quarto da casa em que os policiais entraram, localizaram, embaixo da cama, outras duas porções maiores de substância aparentando ser pasta-base de cocaína. Dentro do cesto de roupas sujas, havia mais três trouxinhas de substância aparentando ser pasta-base de cocaína. Finalizando as buscas, foi encontrada no fundo do quintal uma porção de substância aparentando ser pasta-base de cocaína.

“Ressaltamos que José Alberto atualmente cumpre pena em regime aberto. Ele chegou posteriormente ao local, quando as nossas equipes ainda realizavam buscas, tendo sido feita uma busca pessoal e localizadas uma balança de precisão e a quantia de R$ 120,00 em notas trocadas, o que remete ao dinheiro do tráfico”, informou a Dicap.
Com a quadrilha foram apreendidos aproximadamente 500 gramas de drogas, R$ 1.768,00, celulares, uma TV e uma motocicleta que era usada para entregar drogas. Os criminosos foram conduzidos à Central de Flagrantes onde foram autuados por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Uma perícia será realizada na residência para comprovação se realmente o local foi usado para a prática de crime de homicídio.

DENÚNCIA – Quem tiver informações sobre o paradeiro de foragidos e criminosos e quer ajudar a Polícia a localizá-los, deve entrar em contato pelos números 197, 181, 190, 08002780130, 99139-9529 (WhatsApp). A identidade do denunciante será mantida em absoluto sigilo. (J.B)