Cotidiano

Etanol em RR custa 8,04% mais caro do que o cobrado em média pela gasolina

Estado não possui fabricação de álcool e há uma dificuldade logística para o recebimento do combustível

Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros recuaram em 14 Estados e no Distrito Federal na semana passada, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. Em outras dez unidades da Federação houve alta nos preços. Em Roraima houve estabilidade.

A gasolina segue mais vantajosa principalmente em Roraima. No Estado, onde não há fabricação de álcool e há uma dificuldade logística para o recebimento do combustível das regiões produtoras, o preço do etanol custa 8,04% mais caro do que o cobrado em média pela gasolina.

Segundo a ANP, Roraima registrou o maior preço médio estadual para o álcool hidratado, que custa R$ 4,02 o litro. Para se ter uma noção do alto preço cobrado nas bombas do Estado, em São Paulo, maior produtor e consumidor do etanol do país, o menor preço médio foi de R$ 2,39 o litro.

Na média brasileira, o preço do médio do etanol nos postos brasileiros pesquisados pela ANP acumulou aumento de 7,06% no período de um mês.

O levantamento considera que o combustível de cana, por ter menor poder calorífico, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajoso.