Cotidiano

Estação Ecológica de Maracá será inaugurada hoje em Amajari

Com estrutura reformada, área vai oferecer melhores condições de trabalho para servidores e pesquisadores e para atividades de educação ambiental

A Estação Ecológica (Esec) de Maracá, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), inaugura nesta quarta-feira (16) a sua nova sede, no município de Amajari, no médio curso do rio Uraricoera, em Roraima. 

O evento começa às 14h e marca, também, o aniversário de dez anos do ICMBio, que será celebrado oficialmente no próximo dia 28. Na ocasião, haverá homenagem ao ex-presidente do Instituto, Rômulo Mello, morto no ano passado. A diretora de Planejamento, Administração e Logística, Silvana Canuto, estará presente.

As novas instalações contam com a Casa do Administrador, laboratório e auditório para 70 pessoas. As obras foram realizadas com recursos do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente, considerado o maior projeto de proteção de florestas tropicais do mundo.

A estação ecológica passará a dispor, ainda, de um novo sistema de comunicação operado pela Telebrás. Com isso, a unidade terá, a partir de agora, acesso pleno à internet (inclusive com wireless), o que dará mais segurança e praticidade aos seus servidores e usuários.

LABORATÓRIO-  Além de melhorar as condições de trabalho dos servidores, a nova estrutura vai contribuir, principalmente, para a atividade científica. No laboratório, os pesquisadores terão à disposição microscópios, lupas, vasos e tubos de ensaio, fundamentais para as primeiras avaliações do material coletado em campo.

Toda essa estrutura vai se somar aos equipamentos que a unidade já oferece aos pesquisadores, como quadriciclos e motos e um complexo de cem quilômetros de trilhas, que facilitam o deslocamento no interior da unidade.

A nova estrutura também será muito útil para o desenvolvimento de ações de educação ambiental. Com o auditório, a estação ecológica poderá acolher melhor estudantes das escolas dos municípios da região e de Boa Vista, a 130 km de Amajari, que vão ao local ter aulas práticas em campo ou, apenas, conhecer as riquezas biológicas da unidade. “A nova sede traz benefícios para todos – servidores, pesquisadores e estudantes – e vai permitir que a estação ecológica possa cumprir, de forma mais efetiva, os objetivos para os quais foi criada”, disse o chefe-substituto da Esec, Marcelo Henrique de Carvalho, ao comemorar a inauguração das obras.

ESEC- De acordo como Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), estação ecológica é uma unidade de proteção integral, terrestre ou marinha, que tem como objetivos a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

A visitação ocorre, unicamente, como estímulo à educação ambiental. Com 101 mil hectares, localizados entre os municípios de Amajari e Alto Alegre, no norte de Roraima, a Esec de Maracá preserva o ambiente natural da terceira maior ilha fluvial do mundo, a ilha de Maracá, que integra um arquipélago formado pelas ilhas e ilhotas do rio Uraricoera, em uma zona de transição de lavrado e floresta, muito rica em fauna e flora.

Publicidade