Política

Eleições para conselheiro tutelar ocorrem tranquilamente no Estado

Ao todo, 85 conselheiros devem ser eleitos nesta eleição, sendo 15 em Boa Vista, onde 54 candidatos disputam as vagas, e mais cinco em cada município do interior do Estado

As eleições unificadas para o cargo de conselheiro tutelar em Roraima, que iniciaram ás 08h da manhã de hoje, 04, e seguem até às 16h na Capital e 17h nos demais municípios, ocorrem tranquilamente nos 36 locais de votação espalhados pela Capital.

Ao todo, 85 conselheiros devem ser eleitos nesta eleição, sendo 15 em Boa Vista, onde 54 candidatos disputam as vagas, e mais cinco em cada município do interior do Estado. Somente os municípios de São Luiz e Uiramutã não estão participando do pleito, já que perderam o prazo para o lançamento do edital.

Segundo o Ministério Público de Roraima (MPRR), que acompanha a votação, 194 mil eleitores estão aptos a votar somente na Capital. Pessoas que possuem título de eleitor e estão em dia com a Justiça Eleitoral podem participar do processo, que não é obrigatório.

Cada posto de votação possui 20 sessões, com uma urna para cada sala. Fiscais que trabalham nas sessões afirmaram que o papel que estão exercendo é o mesmo de qualquer eleição. Eles fiscalizam irregularidades, como propagandas ilegais e boca de urna. Caso seja comprovado crime eleitoral, a denúncia é encaminhada aos conselhos tutelares e comunicada à mesa, que toma as devidas providências.

Mais informações a qualquer momento e matéria completa na edição impressa da Folha de Boa Vista de amanhã, 05.