Política

Deputado quer implantação de companhias de menor porte para atender região Amazônica

Para Remídio Monai, proposta é solução para quem mora no Norte do País e sofre com os altos valores e poucas opções de voo

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou reunião na semana passada para discutir, entre outros assuntos, a cobrança das bagagens despachadas pelas companhias aéreas. Membro da comissão, o deputado federal Remídio Monai (PR) reivindicou passagens mais baratas e a possibilidade de instalação de companhias aéreas de menor porte para atender a população da Região Norte.

Em entrevista ao programa Agenda Parlamentar na Rádio Folha AM 1020, no sábado, 25, o deputado informou que cobrou dos representantes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e das empresas Latam, Gol, Avianca e Azul melhores condições para Roraima e demais estados.

“A Anac expediu uma portaria que regulamentava a situação da bagagem. As companhias aéreas propuseram, como funciona em nível internacional, que as bagagens pudessem ser cobradas, que as pessoas que viajassem sem passagem, teria uma redução no preço. Mas, infelizmente, não deu certo. O preço das passagens aumentou”, frisou o deputado.

O parlamentar informou que existe ainda um projeto em tramitação na Comissão de Viação e Transporte que deverá ser discutido na próxima quarta-feira, 29, para que possa regulamentar a questão da bagagem. Segundo Remídio, durante a última reunião, com a exceção das empresas aéreas, todos defenderam que deve haver um limite de gratuidade para as bagagens dos passageiros.

“Tem gente que vai de mudança, que vai levando as suas lembranças, presentes para os parentes e aqueles que vão fazer uma viagem mais longa e precisa levar uma mala maior, outro que precisa levar equipamentos. Então, nós vamos discutir esse projeto na Comissão e a grande maioria dos deputados que aprovar para que as companhias deem uma gratuidade em cada passagem, um limite, como era antes. A gente quer no mínimo manter isso”, explicou o deputado.

Mesmo não sendo o tema que estava sendo discutido, o deputado informou que teve a oportunidade de exemplificar para a Anac e as empresas presentes a situação existente na Região Norte. “Antes nós tínhamos uma opção de voo ao meio-dia e hoje nós não temos mais. Tínhamos opções de vários voos para Manaus e hoje não temos mais, só tem a Azul. Tínhamos a opção de viajar para as principais capitais da Região Norte e agora está bastante restrito. Nós reunimos a bancada federal, o Governo do Estado, chamamos as companhias oferecendo descontos no combustível e fomos ignorados. Eu pedi que a Anac pudesse encontrar uma solução para que as companhias regionais voltassem a operar”, informou.

Para o deputado, uma das soluções para o problema seria justamente a implantação de uma companhia regional. “Acontece que nos momentos de crise, as companhias aéreas se retraem e param de atuar na nossa região. Eu entendo que nós temos que colocar as opções das empresas regionais, fazer o trecho Boa Vista até Manaus, Belém, Porto Velho, Santarém, ou seja, as principais cidades da região para integrar a região amazônica, atender a nossa população e dar uma chance da população conhecer a sua própria região e fomentar o nosso turismo”, completou Monai. (P.C)