Cotidiano

Corpos de vítimas de acidente aéreo chegam à Arena Condá

Presidente Temer acompanha a cerimônia

 

Com palmas e choro, cerca de 50 familiares de vítimas do acidente com a delegação da Chapecoense acompanharam a cerimônia em homenagem aos mortos no voo que iria para Medellín para a disputa da final da Copa Sul-Americana. Depois de quase duas horas no aeroporto Serafim Enoss Bertasso, em Chapecó, os corpos das vítimas foram para a Arena Condá onde acontece o velório coletivo.

Todo o mundo do futebol está prestando uma homenagem às vítimas da queda do voo da Chapecoense neste fim de semana. No estádio Etihad, o belga Kevin De Bruyne e o brasileiro Fernandinho vestiram uma camisa com o escudo da Chapecoense e a inscrição #ForçaChapeFOTOGALERIAAs

Recebidos inicialmente com gritos de “Vamos, vamos Chape”, os caixões com os corpos foram conduzidos por militares pelo gramado até o local onde acontecerão as homenagens aos jogadores.

O presidente Michel Temer foi ao estádio para acompanhar a cerimônia. Na sexta-feira, auxiliares da Presidência da República haviam afirmado que Temer só participaria de uma cerimônia no aeroporto da cidade, o que irritou familiares das vítimas. O pai do zagueiro Filipe Machado chegou a dizer que a atitude do presidente era desrespeitosa.

Num breve pronunciamento à imprensa, o presidente afirmou que não avisou sobre sua visita ao estádio por motivos de segurança. Alguns de seus assessores, porém, chegaram a dizer no dia anterior que a hipótese da visita não foi cogitada.
– Não poderia dizer ontem porque se eu dissesse a segurança iria colocar pórticos em volta do estádio e revistar as pessoas que entram. Só comuniquei que vou lá agora, para facilitar a vida de todos – disse o presidente.

Temer não quis responder às perguntas dos jornalistas. Ele apenas lamentou o acidente aéreo:

– Foi um trágico acontecimento que abalou o país, abalou o mundo. Quando vejo esta chuva que está acontecendo aqui, acho que deve ser São Pedro chorando pela morte desses jogadores.